21/06/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Desde seu lançamento, em 1946, o Mercedes Classe E soma mais de 14 milhões de unidades vendidas globalmente, ocupando o posto de modelo mais vendido da história da Mercedes-Benz, e sendo considerado por muitos um “símbolo da marca”.
É claro que, tal qual outros modelos de longa vida de outras marcas, o Classe E de hoje guarda praticamente só sua denominação em comum com seus ancestrais. Mas, não por acaso, muitas vezes é justamente ele o primeiro modelo a trazer inovações e mudanças mais radicais em toda a linha – lembram dos quatro faróis redondos dos anos 1990?
Os Classe E 2022 que estão sendo apresentados aqui no Brasil agora têm como destaque algumas atualizações estéticas e novos recursos tecnológicos. O carro estará disponível com dois tipos de motor, duas opções de acabamento e generosos pacotes de equipamentos e acessórios.
Leia mais:
+ e-JS1: vem aí o carro elétrico mais barato do Brasil
+ Fim dos V8? Dodge anuncia eletrificação de seus muscle cars
+ O que já sabemos sobre o novo Jeep Commander?
Quatro cilindros
Nas versões E 300, o carro é empurrado por um motor de quatro cilindros (2.0) turbo que gera 258 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e até uma velocidade máxima de 250 km/h, limitados eletronicamente.
O motor traz, também novas tecnologias. Uma delas é um revestimento baseado em nanotecnologia que, combinado com uma usinagem especial, proporciona menos atrito e desgaste. Além disso, o sistema de controle de emissões, normalmente posicionado no escapamento dos veículos, funciona diretamente no motor.
No turbo duplo, os gases do escape são conduzidos em dutos exclusivos para cada dois cilindros, sendo agrupados somente após passarem pela turbina. Isso, segundo a montadora, contribui para uma resposta mais dinâmica da aceleração.
O motor 2.0 é oferecido para as versões E 300 Exclusive e E 300 AMG Line, que são diferenciadas por detalhes de acabamento externos e internos.
Identidade visual
Na E 300 Exclusive, de apelo mais clássico e luxuoso, por exemplo, grade frontal tem lâminas duplas, a estrela da marca está no capô e há cromados no para-choque dianteiro. Os faróis são LED multibeam, com 84 Leds.
A E 300 AMG Line, por sua vez, traz uma grade com desenho mais dinâmico e que integra a estrela, sobre um para-choque no estilo mais esportivo dos modelos da divisão AMG Performance. Nesta versão, a iluminação é full LED.
A atualização em ambas as versões inclui a traseira, que ganhou novos para-choque, lanternas (agora divididas) e tampa do porta-malas redes
Por dentro, a atualização do Classe E inclui novs materiais nos acabamentos. Os bancos oferecem grande apoio lateral (fundamental em velocidades mais altas e manobras mais fechadas) e se diferenciam pelas costuras: transversais esportivas na AMG Line e longitudinais com estilo moderno na Exclusive.
Show de recursos
Para o nosso País, é oferecido um acabamento interno em couro, que pode vir em preto ou marrom. O material também forra o volante. Já as superfícies dos comandos têm acabamento preto brilhante, ao passo que os elementos e bordas são na cor prata. Tanto painel de instrumentos quanto display de mídia são controlados por botões do tipo “touch”.
Ambas as versões trazem a última geração do sistema multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que inclu duas telas de 12,3 polegadas dispostas uma ao lado da outra e criando um efeito “widescreen”.
O display de mídia e as informações são exibidas em alta resolução e gráficos e apresentações foram criados para gerar uma interação intuitiva. Ao volante, o motorista pode optar por quatro modos diferentes: Modern Classic (elegante e leve), Sport (esportividade), Progressive (alta tecnologia) e Discreet (funcionalidade).
A lista de equipamentos de série disponível nos novos E 300 é tão grande, que fica difícil reproduzi-la inteira neste espaço. Mas, entre os tantos itens, destacamos: ar condicionado eletrônico de quatro zonas, teto solar panorâmico, Iluminação ambiente com 64 cores e 3 zonas, sistema de som Surround Burmester e aquelas clássicas persianas traseira e laterais elétrica (só no Exclusive).
Guarda urbano
Os carros trazem também um pacote de segurança chamado Urban Guard, que possibilita o monitoramento do veículo quando estacionado. Ele inclui alarme antirroubo, proteção de reboque com aviso em caso de mudança de posição, sirene de alarme, sensor de movimentos no interior e, também de batidas de estacionamento.
Este último registra qualquer leve colisão que o carro, estacionado e trancado, sofrer, assim como se ele for rebocado ou sofrer uma tentativa de arrombamento. Essas informações são exibidas no display de multimídia quando o veículo é aberto e ligado novamente por seu proprietário.
Ajuda na condução
Aqui o pacote de recursos impressiona. Há até um conjunto de sensores, que acusam se o motorista segura o volante, alerta e até para o carro automaticamente se não houver reação.
Além disso, um pacote de condução semiautônoma chamado Distronica Plus tem entre suas funções assistentes de manutenção de distância (com “stop & go”, que freia e retoma o movimento em engarrafamentos), de freios, direção, ponto cego e cruzamentos.
Os carros contam, ainda com um sistema Parktronic para identificar, entrar e sair automaticamente de vagas de estacionamento, alertando o motorista sobre o trânsito no entorno.
“Veoitão” com tração
Junto com os E 300, a Mercedes está oferecendo, em quantidade limitada, a quentíssima versão AMG E 63 4MATIC 2022, com seu motor V8 de 612cv de potência e estonteantes 83,6 kgfm de torque. Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e em uma velocidade máxima de 300 km/h, limitada eletronicamente.
Em relação ao modelo 2021, este também recebeu atualizações em seu visual. Lá estão uma nova e maior grade do radiador, novos faróis (multibean LED de 84 leds), rodas de 20 polegadas e “músculos” (poerdomes) no capô, para ressaltar seu poderio. O para-choque também tem novo desenho, com aberturas maiores.
Por dentro, a versão mais esportiva recebeu os mesmos upgrades de suas irmãs mais comportadas, em multimídia, por exemplo. As opções de condução, claro, são compatíveis com o temperamento AMG desta versão. E incluem uma instigante função especial para drifting.
A tração é integral, com distribuição variável de torque nas rodas dianteiras e traseiras, com foco no comportamento ideal para qualquer tipo de piso. À escolha do motorista, porém, o carro pode também direcionar a força apenas para as rodas de trás (algo importante no drifting, por exemplo).
Preços
Os novos Mercedes-Benz Classe E já podem ser comprados em toda a rede de concessionários da marca no País, com os preços sugeridos de R$ 555.900,00 (E 300 AMG Line), R$ 557.900,00 (E 300 Exclusive) e R$ 1.400.900,00 (AMG E 63 S 4MATIC+).
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro