08/03/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Enquanto no Brasil a dupla Renegade e Compass da Jeep ainda convive com motores flex relativamente antigos reconhecidos por seu consumo elevado e, no caso do SUV compacto, pela falta de força, a FCA apresentou na Europa duas inéditas versões híbridas de seus modelos de entrada. Compass e Renegade híbridos serão vendidos no Velho Continente ainda neste ano e não tem previsão de chegar ao Brasil.
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Debaixo do capô dos Jeep reside a versão turbinada do motor 1.3 quatro cilindros Firefly usada nos Fiat Argo e Cronos. Contudo, além da turbina, ele traz a mais que o propulsor usado no Brasil um motor elétrico, capaz de fornecer 240 cv de potência combinada. O Renegade ainda conta com uma versão mais mansa do conjunto, com 190 cv – cavalaria suficiente para superar o motor 2.0 MultiJet Diesel com seus 170 cv que é oferecido no Brasil.
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Com a versão mais potente do motor híbrido, o Renegade chega aos 100 km/h em apenas 7 segundos. Tanto o SUV compacto quanto seu irmão Compass conseguem rodar até 50 km em modo 100% elétrico, desde que a velocidade não exceda 130 km/h. Dados de consumo ainda não foram revelados pela Jeep, mas potencialmente serão os mais baixos registrados por eles.
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O grande destaque do sistema híbrido do Compass e do Renegade é que ele possibilitou que os SUVs contassem com tração nas quatro rodas sem a necessidade de um eixo de transmissão mecânico. A força em cada eixo é trabalhada de maneira totalmente independente, já que o motor elétrico fica responsável por impulsionar a traseira, enquanto o motor Firefly turbo empurra o eixo dianteiro.
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A única alteração visível para a versão híbrida está no emblema 4x4e na traseira, além das duas portas de entrada de combustível na traseira, sendo a esquerda para tomada das baterias que alimentam o motor elétrico, enquanto a direita é a tradicional para abastecimento com gasolina. Por dentro, eles recebem novo painel de instrumentos com tela digital central maior e novos botões no console central para controlar os modos de condução com o motor elétrico.
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