entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hyundai HB20 2020 estreia com 1.0 turbo de 120 cv

Nova geração do compacto da Hyundai chega em versão hatch, sedã e aventureiro

17/09/2019 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois da renovação total do Chevrolet Onix, a Hyundai revelou a nova geração do HB20 no Brasil. Tal qual o rival, ele foi lançado em todas as suas variantes, incluindo o sedã HB20S e o aventureiro HB20X. O preço começa em R$ 46.490 na versão de entrada com motor 1.0 aspirado, mas a grande novidade é o motor turbo 1.0 T-GDi.

Novos motores

A estrela da linha 2020 do Hyundai HB20 é o motor 1.0 três cilindros turbo T-GDi. Ele substituí o antigo e pouco conhecido motor 1.0 Turbo com mais potência e torque. São 120 cv e 17,5 kgfm de torque contra 105 cv e 15 kgfm de torque. A subida de cavalaria se deu principalmente por conta da inclusão de injeção direta de combustível – algo que o Onix 2020 não oferece.

O motor 1.6 aspirado continua a ser oferecido na linha 2020 do HB20. A estratégia segue o que a Volkswagen fez com o Polo, trazendo opção 1.0 três cilindros aspirada na versão de entrada 1.6 aspirado com câmbio manual ou automático no patamar intermediário e turbo com câmbio automático nas variantes topo de linha.

No novo HB20 o motor 1.6 quatro cilindros flex aspirado traz 130 cv e 16,5 kgfm de torque. São 2 cv a mais que antes, mas o torque foi mantido. O câmbio continua manual de cinco marchas, enquanto os demais modelos trazem opção automática de seis marchas. Informações completas sobre versões e preços em breve aqui no iCarros.

Um dos itens mais interessantes do HB20 2020 é a presença de frenagem autônoma de emergência e sistema de manutenção em faixa, dois ítens inéditos na categoria de entrada a qual o modelo pertence. Em matéria de airbags, são quatro ao todo, dois frontais e dois laterais - tendência seguida pelo Renault Sandero e superada pelo Chevrolet Onix com seis airbags de série.

Sensualidade esportiva

Esteticamente o novo HB20 é uma evolução do modelo antigo. Apesar de totalmente novo, ainda existem características que o identificam claramente como um HB20. Ao vivo o resultado é melhor, garanto.

Segundo a Hyundai, a nova linguagem de design Sensuous Sportiness evita o efeito boneca russa de alguns carros, criando uma identidade visual que os une, mas mantém cada carro diferente e com personalidade própria. A marca descreve seus modelos como peças de um tabuleiro de xadrez. O HB20 é o primeiro modelo no Brasil com essa linguagem, que já está presente no Palisade, i10, Sonata e Venue.

A grade frontal do movo HB20 é o ponto mais chamativo: ela é volumosa e larga, com formato de leque. O formato dos faróis é bastante semelhante ao do modelo antigo, mas ganhou elementos internos mais sofisticados, com inclusão de LED diurno e bloco elíptico nas versões mais caras.

Forte, a linha lateral desenha a carroceria com volumes e sombras, incluindo uma interrupção na porta traseira. Na coluna C há um elemento plástico em X que conecta as janelas laterais com o vidro traseiro no HB20 hatch.

No hatch, lanternas estilo bumerangue casam com o ângulo negativo da tampa traseira. No sedã, há lanternas espichadas e tampa traseira lisa, já que a placa foi deslocada para o para-choque. O vidro traseiro está mais inclinado e a tampa traseira mais curta, criando um perfil cupê diminuindo o peso da traseira. O resultado lembra um mini-Elantra.

Para o HB20X, a Hyundai deu plásticos na caixa de roda, grade frontal exclusiva, rack de teto e para-choques exclusivos. O perfil aventureiro ajudou a deixar o modelo mais apelativo e atrativo. Dos três é o que apresenta design mais harmônico, mesmo com inclusão de elementos estéticos de plástico preto.

Mini i30

Mais sofisticado e refinado que antes, o interior do novo HB20 é inspirado no i30 europeu. A central multimídia de 8 polegadas se destaca no interior por ser flutuante. Comandos físicos na parte inferior ajudam na operação. Há Android Auto e Apple CarPlay de série.

Horizontalizado, o painel ficou mais moderno que antes. Os materiais usados melhoraram também, consideravelmente. Não há materiais macios ao toque, apenas um pedaço de tecido nas portas, incluindo a traseira,

Para ajudar nesse senso de modernidade, o HB20 ganhou visor digital no ar-condicionado. Apelando para o mesmo truque do Chevrolet Agile, ele traz visual de um ar-condicionado digital sem o recurso automático. Já o painel de instrumentos, com velocímetro digital e conta-giros analógico, é praticamente idêntico ao que o Chevrolet Onix abandonou na nova geração.

Para cada carroceria do HB20 há diferentes combinações de cor no interior na versão topo de linha Diamond. O hatch traz plásticos marrom com faixa azul, enquanto o sedã tem interior cinza com faixa preta brilhante, já o HB20X tem cabine preta com detalhes em vermelho fosco.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.