19/05/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
No final dos anos 1980, o nome Africa Twin era popular entre os amantes de motos aventureiras – e, também, o sonho de consumo de muitos motociclistas que têm tanto o asfalto quando o fora-de-estrada como parte de seus trajetos preferidos. Robusta, potente, confiável, a trilheira de cilindros gêmeos (daí o nome) era a tal.
Pudera, ela conseguia equilibrar peso, potência, versatilidade e conforto com poucas, encarando com tranquilidade praticamente qualquer tipo de aventura de longa distância. Com o tempo, outros modelos de outras marcas ganharam até mais projeção, mas a fama se manteve.
Leia mais:
+ BMW Motorrad prepara lançamento de novos modelos da linha GS
+ Triumph lança duas novas versões do modelo Rocket 3
+ Dicas para viajar com mais segurança em duas rodas
Agora, Honda está trazendo para o Brasil duas versões atualizadas da moto, a CRF 1100L Africa Twin e a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES, ambas em modelos 2021 e, como os números sugerem, com cilindradas bem mais altas que as 650 e 750 de suas célebres antepassadas.
Motor mais forte
As duas versões vêm equipadas com um motor bicilíndrico com 1.084cc, com quatro válvulas por cilindro, que gera 99,3cv de potência e 10,5kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou, opcionalmente, DCT - Dual Clutch Transmission, um sistema automatizado com dupla embreagem.
Além do conforto para o uso urbano, o câmbio DCT permite também trocas manuais mais rápidas e escolha do regime de funcionamento, tal como num automóvel esportivo. Há seleções D (drive) e S (sport), com diferentes níveis de resposta para aceleração ou redução. O acelerador eletrônico é de série em todas as versões.
Outro item que pode ser escolhido pelo cliente é o tamanho do tanque de combustível, que pode ter 18,8 ou 24,8 litros de capacidade. Em relação ao modelo anterior, lançado em 2016, a Africa Twin 2021 perdeu peso – cerca de 10 kg – e ficou também ligeiramente mais compacta.
Painel digital
Funcionando com uma tela colorida de TFT, de 6,5 polegadas, o painel de instrumentos incorpora recursos de conectividade, sendo compatível com os sistemas Apple e Android, por bluetooth e cabo USB.
Pela mesma tela, o motociclista controla os modos de pilotagem e informações da máquina, como os gerenciamentos eletrônicos de tração e modos de condução – Tour, Urban, Gravel e Off-Road, escolhidos de acordo com o caminho a percorrer.
A moto é também dotada de luzes diurnas (DRL) de LED, que se ajusta automaticamente à intensidade da luz ambiente. Os freios dianteiro e traseiro utilizam discos ventilados e contam com sistema antitravamento ABS.
Acessórios
Junto com os novos modelos, a Honda está oferecendo 12 itens exclusivos, entre eles malas laterais, bolsa de tanque, banco rebaixado, para-brisa majorado e cavalete central, além de equipamentos para motociclistas, como jaquetas tipo parka, calças com proteções em EVA, camisetas de manga longa e curta, bonés e jaqueta corta-vento.
Quanto custam
As motos têm preços diferenciados de acordo com versão e tipo de câmbio:
Com câmbio manual convencional (devem estar disponíveis em julho)
Honda CRF 1100L Africa Twin, nas cores preto fosco ou vermelho: R$ 70.490,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00
Câmbio automatizado de dupla embreagem DCT (disponíveis a partir de agosto)
Honda CRF 1100L Africa Twin DCT, na cor vermelha: R$ 76.804,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT, na cor branca: R$ 96.626,00
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro