Sem modificações desde 2009, o Honda Fit mudou para a linha 2013. Não foi uma modificação significativa, mas o facelift deixou o carro mais simpático, graças aos novos para-choques, farois dianteiros e grande frontal. A mudança estética também não foi à toa. O visual do pequeno Honda está alinhado com os seus equivalentes ao redor do mundo.
A parte mecânica foi mantida com o motor 1.4 flex de 100 cv/101 cv e/ou 1.5 flex de 115 cv/116 cv, com gasolina e etanol, respectivamente. O de menor cilindrada é reservado às versões DX e LX; as configurações EX e EXL ficam com o maior propulsor. As opções de câmbio continuam manual de cinco marchas ou automática de cinco velocidades. O Fit DX só pode ser equipado com a caixa convencional, enquanto o Fit EXL só vem acompanhado do câmbio automático. Nas outras versões, a escolha é livre. O tanque de combustível passou de 42 l para 47 litros de capacidade; é uma exclusividade para o mercado brasileiro. Apesar de o Fit ser um carro global, a necessidade de uma maior autonomia gerada pelo uso de etanol justificou a escolha.
Dançando o Jazz
Em alguns países, a Honda chama o Fit de Jazz, mas, rodando com o carro em breve teste drive, foi possível avaliar que, apesar da proposta global, o groove do Jazz não mudou o gingado do Fit brasileiro. A suspensão continua com o bom acerto: firme, sem comprometer o conforto. O acabamento interno ainda é o mesmo: simples, mas bem feito. A direção com assistência elétrica progressiva é eficaz em velocidade e bem leve em manobras, facilitando o uso no dia-a-dia. As largas colunas das janelas dianteiras, no entanto, ainda atrapalham a visibilidade.
Entra equipamento, sai versão
Agora, todos os Fit a partir da versão LX saem de fábrica com rádio dotado de entrada auxiliar e USB. As versões EXL manual e a intermediária LXL foram descontinuadas. Para preencher este espaço, a Honda dotou todas as versões com airbag e ABS. As configurações EX e EXL com câmbio automático contam com borboletas atrás do volante para a troca de marchas. A Honda prevê que 30% das vendas sejam das versões EX e EXL; o restante será dividido entre as demais versões, sendo que o carro-chefe será a LX automática. Na divisão entre câmbios, a Honda diz que 35% dos Fit sairão com câmbio manual, enquanto 65% serão automáticos.
Veja os preços do Honda Fit 2013
- Fit DX manual: R$ 51.800
- Fit LX manual: R$ 55.700
- Fit LX automático: R$ 58.900
- Fit EX manual: R$ 61.120
- Fit EX automático: R$ 65.720
- Fit EXL automático: R$ 67.720
Viagem a convite da Honda