28/05/2019 - Thiago Moreno, de Salvador (BA) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Ford anuncia mudanças também para o EcoSport Freestyle
Veja ofertas de Ford Ka perto de você
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro
Itens exclusivos
Hoje, o Ka Freestyle 1.5 hatch automático já é 10% do mix de vendas do modelo. Assim, a fórmula fez sucesso e a Ford repetirá a dose com o modelo 1.0 com um preço cerca de R$ 12 mil mais em conta, já que o 1.5 AT custa cerca de R$ 68 mil.
De acordo com a Ford, O Ka Freestyle 1.0 foi desenvolvido com foco nos dez itens mais desejados pelos consumidores ao escolher um veículo: posição mais alta de dirigir, robustez, resistência, melhor visibilidade, potência, segurança, perfil aventureiro, espaço interno, confiabilidade e dinamismo.
“Percebemos que havia espaço no mercado para um hatch aventureiro com preço mais acessível e resolvemos ampliar a oferta do Ka Freestyle com uma opção 1.0”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.
A grade dianteira e rodas de liga leve em cinza perolizado, os faróis com máscara negra e a moldura preta no contorno da carroceria são alguns dos itens exclusivos do Ka Freestyle 1.0. O interior teto preto e painel marrom escuro, combinação usada também no console e frisos das portas.
Os bancos revestidos de couro e tecido trazem duas faixas em tom mais claro no centro e costuras aparentes. As soleiras exibem apliques escovados com o nome FreeStyle. Os tapetes da cabine e do porta-malas são de borracha, com formato de bandeja que facilita a retirada e limpeza.
Mudanças mecânicas
Para não ficar apenas no visual, a Ford aplicou algumas alterações mecânicas ao Ford Ka Freestyle. Os pneus têm medias maiores, usando 185/60 nas rodas de 15 polegadas. Os amortecedores também receberam calibração específica, como aconteceu no modelo 1.5.
A barra estabilizadora dianteira ficou 23 mm mais espessa e a bitola (distância entre as rodas de um mesmo eixo) é 30 mm maior. O eixo traseiro também ficou 30% mais rígido. Assim, diz a Ford, a altura livre do solo de 188 mm não altera a dinâmica do carro. Os coxins de motor passaram a ser hidráulicos.
Itens de série do Ka Freestyle
O Ford Ka Freestyle 1.0 é baseado na versão SE Plus e traz de série direção elétrica e suspensão com calibração especial, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, molduras nos para-lamas, soleiras nas portas e rack com capacidade de 50 kg.
Por dentro traz bancos revestidos parcialmente de couro, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura do volante, tela flutuante de 7 polegadas da central multimídia SYNC 2.5, com conectividade via Android Auto e Apple Car Play. Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos completam a lista.
Motor, câmbio, desempenho e consumo
Sem alterações, o motor sob o capô do Ford Ka Freestyle está o mesmo motor 1.0 flex de três cilindros com comando variável de válvulas que equipa as demais versões, sem mudanças. A potência é de 85 cv com etanol ou 80 cv com gasolina. O torque, respectivamente, é de 10,7 kgfm e 10,2 kgfm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Abastecido com etanol, o Ka Freestyle acelera de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos. O consumo declarado pela Ford é de 13,9 km/l quando abastecido com gasolina e em ciclo misto, metade estrada e metade ciclo urbano.
Como anda?
No breve contato que o iCarros teve com o Ka Freestyle 1.0 em Salvador (BA), o aventureiro de entrada da Ford pareceu em casa. Principalmente pode lidar muito bem com as condições sofríveis do asfalto soteropolitano, além de lombadas, valetas e pequenos alagamentos esporádicos. A versão passa, literalmente, por cima de tudo isso sem grandes solavancos passados a cabine. Assim, se perguntarem “Ah, mas será que é só visual?”, não é.
Por dentro também agrada o acabamento em cor diferenciada no painel. Por se tratar ainda de um carro de entrada, sim, o plástico é o material primário da cabine, mas a fábrica de Camaçari (BA) de onde saem Ka e EcoSport, vem trabalhando para melhorar as questões de alinhamento de peças e rebarbas, que são vistos com menos frequência na cabine do Ka Freestyle 1.0.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro