A goleada argentina mais recente deixará para trás os tristes 3x0 amargurados nas semifinais do futebol de campo durante as Olimpíadas de Pequim, no mês passado. O atacante é patrocinado pela Ford e, mais uma vez, mira os brasileiros.
Os favoritos Chevrolet Astra e Fiat Stilo, e Honda Civic e Toyota Corolla enfrentam a partir de outubro o novo Focus, nas versões hatch e sedã. No banco dos reservas, Chevrolet Vectra e Citroën C4 Pallas, e Volkswagen Golf e Chevrolet Vectra GT também entrarão em campo para jogar no time rival.
Apresentado recentemente na Europa, o novo Focus, fabricado na planta argentina de Pacheco, teve o passe valorizado: o hatch passa a custar R$ 58.190 (GLX manual), R$ 62.690 (GLX automática), R$ 68.890 (Ghia manual) e R$ 73.390 (Ghia automática). Já o sedã tem faixa de preço a partir de R$ 59.690, R$ 64.190, R$ 70.390 e R$ 74.890, nas respectivas versões.
Todas são equipadas com o motor Duratec 2.0 a gasolina. Para quem preferir e tiver paciência, o bloco bicombustível deverá estar no mercado em um ano. Não podíamos deixar o Civic e o Corolla reinar sozinhos no mercado. Por isso, já colocamos o novo Focus com motor a gasolina à disposição do consumidor, afirma o gerente nacional de marketing da Ford Antônio Baltar. O modelo com motor 1.6 bicombustível e carroceria antiga ainda permanece em campo.
Novo Focus é construído sobre plataforma global
Assim como em outros oito países, o novo Focus será feito sobre uma plataforma e com componentes globais. De antigo, para o mercado brasileiro, só permanece o motor. A unidade de 2 litros sofreu pequenas alterações para se adequar às novas leis de emissões de poluentes que entrarão em vigor a partir de 2009. O motor é responsável por 145 cv de potência a 6.000 giros e aproximadamente 18,5 kgfm de torque a 4.500 rotações, tanto na versão com transmissão manual de cinco velocidades como na automática de quatro velocidades com opção de trocas seqüenciais.
Durante o teste drive, realizado em um pequeno trecho rodoviário, foi avaliada a versão Ghia com carroceria hatch e câmbio manual. A tradicional dirigibilidade do veículo foi mantida. Entre as modificações percebidas pelo modelo, o novo chassi foi projetado oferecer isolamento às vibrações da carroceria. A direção eletro-hidráulica também foi introduzida na linha.
Visual do novo Focus remete a outros modelos
O novo Focus é resultado de uma linguagem estética da Ford chamada Kinetic. Visualmente, os vincos no capô remetem à linha Volvo. Na traseira do hatch, destacam-se as novas lanternas com pequenos elementos circulares. A parte de trás do sedã, porém, lembra a geração mais antiga do Chevrolet Vectra. A vantagem está na capacidade do babageiro: são 526 litros. Honda Civic leva 370 litros e Toyota Corolla acomoda 470 litros.
Por dentro, a cabine é idêntica ao veículo vendido na Europa. Plástico duro emborrachado no painel e detalhes na cor fosca são harmoniosos. Na contra-mão deste conjunto, porém, ponteiros cromados nos mostradores. Faltou um pouco de atenção na escolha do material usado para as portas traseiras. Mesmo na versão Ghia, o plástico utilizado parece pertencer a um carro de categoria inferior.
De série, a partir da versão GLX, o Focus vem com: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, trava elétrica, computador de bordo, MP3 player Sony, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, abertura elétrica da tampa do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, aviso sonoro de faróis acesos, rodas de alumínio de 16 polegadas, espelhos retrovisores externos com dupla curvatura e piscas integrados. Em relação à segurança, traz airbags para motorista e passageiro, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e frenagem automática em curvas.
Na versão Ghia, o modelo pode vir equipado com teto solar elétrico e um sistema chamado de Ford Power, que liga o carro sem necessidade da chave por meio de um botão localizado na parte de baixo do console.
Primeiro lote traz 2.000 unidades do Focus
De acordo com Antônio Baltar, o primeiro lote a desembarcar em território nacional vai trazer aproximadamente 2.000 unidades do lançamento, principal destaque para a versão sedã automática, a grande novidade. Nosso objetivo é que não faltem carros nas lojas, evitando, dessa forma, fila de espera e ágio, ressalta. As campanhas de mídia só começam em outubro.
Em breve - entre os próximos lançamentos da Ford, está o crossover Edge, em outubro. Para o Salão do Automóvel, no próximo mês, a montadora vai focar em tendências, na forma de protótipos. Além do Verve, mostraremos um protótipo de cinco portas que dará origem a uma família, diz Baltar. O ícone Mustang e dois estudos brasileiros (um Ka conversível batizado de Beauty e um esportivo de 200 cv de potência denominado Beast) estarão no estande. O Focus RS, que tem grandes possibilidades de vir para o Brasil, será avaliado pelo público presente no evento. O utilitário Kuga, por sua vez, poderá ser produzido na Argentina.
Viagem feita a convite da Ford