03/04/2019 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Dafra Apache RTR 200 foi mostrada no Salão Duas Rodas de 2017, mas só começará a ser vendida no Brasil a partir do dia 16 de abril. A marca promete que a novidade será uma alternativa às street como Yamaha Fazer 250 e Honda Twister 250, mas tendo o benefício do custo de manutenção mais próximo a das motos de 150 cm³.
Leia mais:
Veja o que a Yamaha Fazer 250 ganhou em sua última mudança
Confira as mudanças na Honda Twister 250 2019
Com nova Lander, Yamaha já tem 4 das 10 motos mais vendidas
Preço
A Dafra anunciou que a Apache RTR 200 custará R$ 12.490 quando chegar às lojas, sendo que já está incluso o valor de frete. A Yamaha Fazer 250 parte de R$ 15.590, enquanto a Honda Twister 250 parte de R$ 14.130. A Yamaha já sai com ABS de série, enquanto a Honda tem freios combinados de série e o ABS é opcional. Com ele a Twister custa R$ 15.140. A Apache tem apenas freios combinados.
Ficha técnica
A mecânica da Apache RTR 200 conta com um motor monocilíndrico balanceado de 197 cm³. O comando de válvulas é simples no cabeçote (SOHC). O conjunto roda apenas com gasolina, tem injeção eletrônica e refrigeração a ar. É capaz de entregar 21 cv de potência e 1,85 kgfm de torque. O câmbio tem cinco marchas.
Para comparação, a Yamaha Fazer 250, flex, tem até 21,3 cv e 2,1 kgfm de torque. A Honda Twister 250 flex, por sua vez, entrega 22,6 cv e 2,28 kgfm. Ambas também são monocilíndricas e alimentadas por injeção eletrônica.
Nas medidas, a Dafra Apache RTR 200 tem 2,05 m de comprimento, 790 mm de largura, 1,10 m de altura e 1,35 m de entre-eixos. A altura do assento é de 800 mm e o vão livre em relação ao solo é de 180 mm. O peso a seco (sem combustível ou fluídos) é de 139 kgfm, sendo que o tanque acomoda até 12 litros de gasolina.
As rodas têm 17 polegadas, mas usam pneu 90/90 17 na frente e 130/70 17 na traseira. A suspensão dianteira, por garfos telescópicos, tem 117 mm de curso, enquanto a traseira, por braço oscilante monoamortecido, tem 105 mm de curso.
Para os freios, a Dafra Apache RTR 200 usa discos nas duas rodas e sistema de freios combinados, onde o freio dianteiro recebe um pouco de força mesmo se o piloto utilizar apenas o freio traseiro. O diâmetro do disco na dianteira é de 270 mm, enquanto o da traseira tem 240 mm de diâmetro.
Equipamentos
Além dos freios a disco com frenagem combinada, a Dafra Apache RTR 200 traz de série banco em dois níveis, rodas de liga-leve, lanterna traseira de LED, um pequeno para-brisa sobre o painel, partida elétrica e painel de instrumentos digital. Ela será oferecida em duas cores: vermelho fosco e preto brilhante.
Custo de manutenção
A Dafra divulgou o preço de algumas peças de manutenção para a Apache RTR 200
Peças
Filtro de óleo R$ 10,50
Filtro de ar R$ 39,00
Filtro de combustível R$ 19,00
Pinhão de transmissão R$ 85,00
Corrente de transmissão R$ 185,00
Coroa de transmissão R$ 85,00
Pastilha de freio dianteiro R$ 66,00
Pastilha de freio traseira R$ 89,00
Vela R$ 49,00
Pedal de câmbio R$ 39,00
Espelho retrovisor R$ 69,00
Para-lama dianteiro R$ 139,00
Manete de freio dianteiro R$ 40,00
Manopla do acelerador R$ 19,00
Sinalizador dianteiro R$ 59,00
Sinalizador traseiro R$ 49,00
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro