Começa a chegar às concessionárias a linha 2009 do Citroën C3. O carro recebeu uma nova frente, com pára-choque remodelado e nova grade com apliques cromados e fundo preto. O GLX 1.4 de entrada tem agora o pára-choque todo pintado. Nas laterais, apenas novas rodas e, na traseira, muda somente a tipografia dos logotipos. A versão off-road XTR também tem mudanças nos pára-choques dianteiros e traseiros com apliques em preto.
Por dentro, o carro mudou pouco: recebeu novos revestimentos e a alavanca do câmbio tem agora detalhes em aço escovado. As versões GLX são equipadas com ar-condicionado, direção elétrica, painel digital, alerta sonoro de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, vidro traseiro com desembaçador elétrico e limpador indexado à marcha ré, pacote elétrico e volante com regulagem de altura e profundidade. As versões Exclusive trazem a mais airbag duplo, revestimento em veludo, faróis de neblina e freios com ABS + EBD + AFU, entre outros.
O novo C3 também ganha um pacote tecnológico, com ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e acionamento automático do limpador do pára-brisa. Estes equipamentos são de série nas versões XTR 1.6 16V e Exclusive 1.6 16V.
Motores continuam os mesmos
Os propulsores da linha 2009 do Citroën C3 continuam os mesmos. O motor de 1,4 litro gera 80 cv com gasolina e 82 cv de potência com álcool a 5.250 rpm. O 1.6 16V tem 110 cv (g) e 113 cv (a) a 5.600 rpm. O esperado câmbio automático, que poderia ser importado do primo Peugeot 207, não veio. Em seu lugar, permanece a caixa mecânica de cinco velocidades. Foi feito apenas um novo acerto de suspensão, que recebeu novas molas e amortecedores e, segundo a montadora, ficou mais macia.
Confira os preços da linha
1.4 GLX: R$ 39.990
1.4 Exclusive: R$ 42.490
1.4 XTR: R$ 44.290
1.6 GLX: R$ 43.490
1.6 Exclusive: R$ 45.990
1.6 XTR: R$ 48.980
Mais novidades para o Brasil: ainda em 2008, chegam a versão automática do C3, o C4 Pallas com motor bicombustível e o C4 quatro portas. Em 2009 tem C4 Picasso de cinco lugares (vai ocupar o lugar que o Xsara Picasso 2.0 16V deixará vago) e o novo C5, nas versões sedã e perua com motores quatro cilindros de 2 litros e V6.
Acompanhe a avaliação completa do novo Citroën C3 na sexta-feira (8)