25/05/2011 - Anelisa Lopes / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros
O C3 Picasso começa a ser vendido nesta quarta (25) em três versões de acabamento, sendo duas delas com opção de câmbio manual e automático. Todas são equipadas com motor de 1,6 litro 16V bicombustível. A opção mais em conta GL sai por R$ 47.990 (somente manual), seguida pela GLX, com valores entre R$ 50.400 e R$ 53.900, e pela Exclusive, com preços que vão de R$ 57.400 a R$ 60.400. Os modelos mecânicos deverão ser responsáveis por 65% das vendas. A expectativa da montadora é fechar 1.000 unidades por mês.
Diferentemente do Aircross, com quem compartilha a plataforma na unidade fabril da Citroën em Porto Real (RJ), o C3 Picasso é direcionado ao cliente que tem como principal motivação de compra o custo-benefício, enquanto o pseudoaventureiro convence o comprador pela aparência incrementada e aventureira.
O C3 Picasso mira homens mais velhos com perfil "descolado" e, principalmente, famílias jovens, com um filho, que precisam, sobretudo, de espaço e conforto. Dessa forma, a Citroën vai buscar compradores potenciais de Volkswagen SpaceFox, Chevrolet Meriva, Kia Soul, Fiat Idea e Nissan Livina.
O motor 1.6 16V de 113 cv de potência e 15,8 mkgf de torque trabalha em conjunto com o câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro, mais atualizada que as outras caixas automáticas que equipam a linha Citroën. A transmissão automática é a mesma do Peugeot 408, com um novo gerencimento de torque, e será estendida ao AirCross no segundo semestre.
O lançamento não carrega adereços externos, adesivo lateral nem o estepe na porta traseira como o AirCross. A distância do solo é 3 cm menor, em função da suspensão diferenciada. No total, o C3 Picasso é 6,3 cm mais baixo que o AirCross, o que influencia diretamente na sua performance, tornando a condução mais estável nas ultrapassagens de valetas e lombadas, além de curvas. São 4,09 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 1,63 metro de altura. A capacidade do porta-malas é de 403 litros.
Em comparação ao modelo europeu, o C3 Picasso nacional possui entradas de ar adaptadas para temperaturas mais altas, enquanto a traseira recebeu uma peça de proteção no para-choque para diminuir a aparência chapada e vertical.
Entre os equipamentos de série, airbag duplo e freios ABS aparecem somente a partir da versão GLX automática. Os itens são somados ao trio elétrico, ar-condicionado, CD player e rodas de liga leve de 16 polegadas. A Exclusive pode ganhar um sistema de navegação opcionalmente por R$ 2.400. A garantia da linha C3 Picasso é de três anos, sem limite de quilometragem.
Família DS em 2012 - entre 2010 e 2014, o grupo Peugeot-Citroën deverá lançar 15 modelos no mercado brasileiro. Neste ano, já foi confirmada a chegada do Citroën AirCross com câmbio automático e do esportivo Peugeot RCZ. No ano que vem, o destaque fica por conta da família DS (DS3, DS4 e DS5). Nesta conta ainda podem ser listadas a nova geração do C3, do C4 e do C4 Picasso, além do 208, 308 e 508.
Confira os preços da linha C3 Picasso:
- GL manual: R$ 47.990
- GLX manual: R$ 50.400
- GLX automático: R$ 53.900
- Exclusive manual: R$ 57.400
- Exclusive automático: R$ 60.400
Teste drive feito a convite da Citroën
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro