12/11/2014 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Apresentada ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Chevrolet Spin Activ é agora lançada oficialmente ao público. Baseada na versão LT de cinco passageiros da minivan, a nova configuração custará R$ 62.060 com câmbio manual ou R$ 65.860 com transmissão automática.
O modelo se diferencia pelo ganho de 8 mm na altura em relação aos solo, rodas de 16 polegadas com pneus 205/60 de uso misto, apliques plásticos ao redor da carroceria, faróis e lanternas com lentes escurecidas e o mandatório (para os aventureiros) estepe no tampão do porta-malas. Além dessas alterações, a Spin Activ recebeu um interior exclusivo, com tonalidade mais escura, nos painéis e nos bancos.
Entre os itens de série, o carro traz ajuste de altura para o banco do motorista, computador de bordo, regulagem elétrica dos espelhos, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro e abertura elétrica do porta-malas por controle remoto. Opcional nas demais versões, o Sistema multimídia My Link com tela de toque vem de fábrica na configuração aventureira.
Falando em bagageiro, a Spin Activ comporta 710 litros de malas uma vez que não é oferecida a opção de terceira fileira de bancos como nas demais configurações da minivan. O carro mede ainda 4,4 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,7 m de altura e 2,6 m de entre-eixos. Com câmbio manual, pesa 1.316 kg, enquanto a versão automática tem 1.325 kg.
A motorização não mudou e a novidade continua sendo empurrada pelo motor 1.8 flex, capaz de gerar 108 cv e 17,1 kgfm com etanol e 106 cv e 16,4 kgfm com gasolina. A transmissão manual tem cinco velocidades, enquanto a automática tem seis relações.
O câmbio automático foi revisado e agora se chama GF6 geração 2. A unidade, que também será usada no Cruze renovado, recebeu upgrades para oferecer trocas mais suaves e a possibilidade de se reduzir até três marchas de uma só vez, agilizando as retomadas de velocidade.
Caindo na aventura
Apesar dos diversos penduricalhos colocados na carroceria, a versão Activ não parece uma ideia improvisada, colocada em prática após o lançamento da Spin. As alterações casaram bem com o carro, que já era alto e tinha uma dianteira de grandes proporções. Apenas o estepe pendurado no porta-malas pode ser questionado. Além de sair do bagageiro, há poucas vantagens na adoção desse sistema, que facilita o furto da peça, exige maior espaço para a abertura lateral e demanda que o porta-malas seja liberado em dois estágios: um para o estepe e outro para a tampa.
Carlos Barba, diretor de design da General Motors do Brasil afirma que “o estepe externo é uma exigência do mercado para esse segmento”. E não está errado, pois todos os “aventureiros urbanos”, VW CrossFox, Ford EcoSport e Fiat Idea Adventure, por exemplo, seguem pelo mesmo caminho. Mas vale ressaltar que a Spin Activ também é oferecida em países como a Indonésia, onde não tem estepe externo.
Wiliam Bertagni, vice-presidente de engenharia da empresa, diz que “o principal desafio foi o peso do conjunto. Precisávamos de uma peça pequena, mas que suportasse mais de 50 kg de massa suspensa”. Além de ficar visualmente melhor, o posicionamento centralizado do estepe melhora a distribuição de peso nas curvas.
Num ponto em que a roupagem aventureira sem dúvida fez bem à Spin foi o interior. A coloração preta, versus a cinza claro nas versões normais, deu um ar mais requintado e acolhedor à cabine.
Apesar de ter altura de sobra internamente para os passageiros, a Activ ainda oferece um espaço apenas justo para as pernas de quem vai atrás, enquanto não há cinto de três pontos ou encosto de cabeça para quem vai no meio do banco traseiro.
O acerto de suspensão mais alto com a adoção de pneus de uso misto com perfil alto têm vantagens e desvantagens. Enquanto aumenta o conforto no uso em nossas estradas pessimamente conservadas, aumenta o ruído interno e faz com que o carro oscile mais com ventos laterais ou na ultrapassagem por veículos grandes. Nas curvas também é perceptível um maior rolamento da carroceria.
A Spin Activ não é um veículo leve. Apesar da transmissão automática de seis velocidades ter sido revisada, a aceleração do modelo ainda leva tempo e não é possível manter 120 km/h apenas guiando com a ponta do pé. O modelo exige mais aceleração. As alterações na caixa de câmbio, porém, surtiram efeito e as trocas de marcha do carro são imperceptíveis, mostrando uma evolução sobre a peça anterior.
Vai vender? - A Chevrolet não mencionou quantas unidades pretende comercializar por ano com a Spin Activ, mas acredita que a nova configuração deve representar mais de 20% do total de vendas da minivan. Sua principal rival, a Fiat Idea Adventure, custa R$ 58.830, mas é menor e menos equipada. Mais espaçosa, com acabamento aprimorado e usando todas as dicas da cartilha do carro aventureiro, a novidade da Chevrolet tem tudo para ser vista comum nas ruas.
Teste-drive a convite da Chevrolet.
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