Motor não empolga, mas também não deixa a desejarHora de ligar o motor de 1,6 litro 16V com 126 cv a 6.300 rpm. O comando de válvula variável auxilia a distribuição do torque, que atinge seu ponto máximo de 15,9 kgfm com 4.200 giros. O ruído invade a cabine, talvez uma falha do isolamento acústico. Testamos a versão top com câmbio manual, que tem engates suaves e precisos. O funcionamento do motor é razoável, sem trepidações, mas é bom lembrar que sua força é feita mesmo para a cidade.
A saída é feita sem precisar forçar demais o motor, mas o ganho de velocidade é lento e exige levar o ponteiro do conta-giros até bem próximo de sua faixa vermelha. Mesmo assim, não decepciona, mas poderia ser melhor com o motor 2.0, que a Kia pode lançar no Brasil caso haja demanda. Na estrada, principalmente em trechos de serra, o Cerato sente a falta de um motor maior, ainda mais se o motorista quiser uma tocada mais esportiva, que o visual do carro promete. A direção é direta, mas leve demais, deixando o carro ‘bobo’ em curvas mais fechadas.
A sensação de estabilidade é dada pela suspensão firme, mas há o fato de o carro sair de traseira quando levado mais ao limite, o que não precisa muito. Mesmo assim, é preciso elogiar o conforto que transmite aos passageiros em pisos irregulares.
Teste drive feito a convite da Kia