28/06/2023 - Luiz Felipe Chaguri/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O BYD Dolphin acaba de ser lançado no mercado brasileiro e esse novo hatch chega para ser um dos veículos 100% elétricos mais baratos do Brasil. O preço de lançamento do Dolphin é de R$ 149.800, bem abaixo do valor que era especulado nos bastidores.
O Dolphin foi lançado em duas versões lá fora, mas é a de entrada que faz a estreia no Brasil. Equipada somente com um motor elétrico, o Dolphin é capaz de gerar 95 cavalos e 18,3 kgfm de torque, números semelhantes com o de um VW up! TSI. Para se ter uma ideia, o compacto a combustão da VW tem 105 cv e 16,8 kgfm de torque.
Desta forma, o Dolphin chega de 0-100 km/h em 10,9 segundos e sua autonomia é de 291 km. O Dolphin é alimentado com energia vinda das baterias Blade, exclusivas da BYD, e com 44,9 kWh nessa versão.
Custos e medidas
Segundo os cálculos da BYD, o Dolphin pode gastar apenas R$ 0,11 por km rodado. Caso precise recarregar toda a bateria, o gasto em energia será de aproximadamente R$ 45 para deixar o carro com o “tanque cheio”.
As medidas do Dolphin 2024 são: 4,12 metros de comprimento, 1,77m de largura, 1,57m de altura e 2,70m de entre-eixos. O porta-malas comporta 345 litros de capacidade. Parece um pouco menor conferindo pessoalmente, mas dá para rebater os bancos traseiros e ampliar o espaço para 1.310 litros.
Visual do BYD Dolphin
Construído sobre a plataforma ‘e-platform 3.0’, o Dolphin (golfinho, na tradução para o português) tem este nome por conta de seu “visual marinho”, com curvas que remetem ao animal, tido como um dos mais simpáticos dos mares.
Na dianteira, o Dolphin vem com faróis em LED interligados por uma barra escurecida e o nome da marca ao centro. A traseira possui lanternas interligadas por uma barra escurecida, além de um parachoque chamativo por ter detalhes em cor diferente do restante da carroceria.
No interior, o design do Dolphin que destaca as curvas formadas pelas ondas do mar. Ainda dentro da cabine, o motorista encontra acabamento semelhante ao de outros modelos mais caros da BYD, como o Song Plus e Yuan Plus.
Equipamentos
O painel de instrumentos digital é de cinco polegadas, enquanto a central multimídia recebe uma tela giratória de 12,8 polegadas com alta tecnologia.
A BYD afirma que a multimídia pode ser usada como vídeo-game com o carro parado graças ao sistema NVIDIA. O modelo elétrico ainda tem um microfone para ser utilizado com um sistema de karaokê.
O Dolphin ainda oferece volante multifuncional, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico, sistema de monitoramento de pressão de pneus, três entradas USB, console central elevado e muitos porta-objetos.
O Dolphin vem com câmera 360º de alta definição, ótima para fazer manobras. Já os modos de condução são: Eco, Sport e Neve. Guiar este elétrico é bem prazeroso e mesmo com menos de 100 cavalos ele é bem esperto nas arrancadas, sendo ótimo para uso urbano, como é de se esperar de um hatch elétrico.
Segundo Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD no Brasil, as unidades comercializadas no lançamento do Dolphin virão com wallbox gratuito. O executivo ainda afirmou que a BYD terá até 100 concessionárias no Brasil até o final deste ano.
Resta saber se o Dolphin conseguirá ser o elétrico mais popular nessa disputa direta com os rivais Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1.
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