10/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Jeep traz novo Wrangler, Renegade e Cherokee ao Salão de SP
Gladiator é a tão esperada picape Jeep rival da Ford Ranger
Dez marcas de carro que saíram do Brasil
O processo da FCA contra a Mahindra não começou em 2018, de acordo com informações obtidas pelo Carscoops, na verdade ele se arrasta há mais de dez anos. Em 2008, quando a Mahindra revelou intenções de vender o SUV Scorpio (sim, aquele mesmo comercializado no Brasil na mesma época) em solo americano, a Jeep entrou com ação judicial contra a marca por conta da grade frontal.
Veja aqui ofertas de carros da Jeep
O grupo Chrysler, que na época ainda não havia se juntado com a Fiat, afirmava que a grade frontal do Scorpio era “confusamente simular à icônica grade Jeep”. De fato, o visual era semelhante, já que os Jeep e o Mahindra contavam com sete fendas compondo a grade. A única diferença no modelo indiano era a parte central acompanhada de um grosso vinco.
Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui
Em 2009 as marcas chegaram a um acordo quando a Mahindra apresentou uma alternativa de design para a grade com cinco fendas e foi devidamente aprovada pela Jeep. Apesar de todos os tramites legais, a Mahindra desistiu de vender o Scorpio em território norte-americano e adiou seus planos em praticamente dez anos.
Wrangler vs. Roxor
A briga foi reavivada quando a Mahindra anunciou em 2018 que venderia o Roxor nos EUA. O modelo tem estilo claramente inspirado no Wrangler e no Jeep Willys original, contudo, diferentemente de seu muso inspirador, ele é menor e voltado para o uso em fazendas e campos. É basicamente um quadrículo. Isso não impediu, porém, que a FCA entrasse com processo contra a Mahindra para impedir a marca indiana de vender o Roxor.
Procurando um Mahindra? Veja ofertas
No novo processo, a Jeep revelou imagens do design da grade aprovado para o Scorpio e afirmou que a Mahindra não havia seguido os parâmetros acordados entre elas. Apesar de seguir o desenho básico, a nova grade era evidentemente diferente da aprovada já que se trata de uma aplicação em dois carros totalmente diferentes.
Além disso, a FCA trata o Roxor como uma cópia da aparência exterior total do Wrangler e do Jeep Willys. O processo foi vencido pela marca americana, garantindo direitos sobre a imagem do modelo. Detalhes sobre os próximos passos e se haverá algum tipo de impedimento das vendas do Roxor ainda não foram divulgados. Afrontosa, a Mahindra exibirá o Roxor no Salão de Detroit mesmo tendo perdido o processo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro