19/02/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Por que o up! vai mudar?
Confirmado pelo presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, o pequenino up! está sendo reomologado para carregar apenas quatro passageiros. A medida se fez necessária pois uma nova lei que entrou em vigor em fevereiro de 2020 obriga todos os carros produzidos e importados para o Brasil de possuir cinto de três pontos para todos os passageiros.
A lei também faz obrigatório o encosto de cabeça para todos os assentos e também ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis. O Volkswagen up!, até então, trazia ISOFIX e encosto para todos os passageiros – item presente desde seu lançamento a partir da versão Move (hoje Connect).
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O problema era encaixar o terceiro cinto de segurança de três pontos. A estrutura diminuta do up! impossibilitou a alteração, que ficaria mais cara do que as vendas do subcompacto compensam fazer. Com isso, a Volkswagen decidiu dar um passo atrás e adotar a mesma solução do up! europeu: carregar apenas quatro passageiros.
up! brasileiro melhor que o europeu?
Quando foi lançado no Brasil, o Volkswagen up! nacional se vangloriava de ter banco traseiro mais largo que possibilitava levar um ocupante a mais que na Europa. Além disso, o nosso up! tem entre-eixos maior, porta-malas maior, tanque de combustível maior, estepe e vidro traseiro que pode ser aberto (o europeu é basculante).
Além disso, o Brasil foi o primeiro país do mundo a ter a variante turbo TSI do up!, tanto que o para-choque do modelo nacional era mais bojudo por conta do conjunto mecânico – os europeus foram receber o up! TSI apenas na reestilização e menos potente que o nosso. Outro ponto que eles copiaram dos brasileiros foi o acionamento do vidro do passageiro na porta do motorista.
up! europeu melhor que o brasileiro?
Para não dizer que o VW up! do Brasil é mais requintado que da Europa, apenas por lá o subcompacto tem a apimentada e divertida versão GTI com 115 cv, suspensão preparada, interior com bancos xadrez, câmbio manual de seis marchas e escapamento exclusivo.
Entre os itens indisponíveis aqui, mas ofertado para o up! na Europa estão frenagem autônoma de emergência, luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital, sistema de som Beats, sistema de manutenção em faixa e uma versão 100% elétrica.
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