entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW up! levará apenas quatro passageiros na linha 2021

Legislação que obriga uso de cinto de três pontos para todos obrigou mudanças no subcompacto

19/02/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma das maiores vantagens do Volkswagen up! brasileiro em relação ao europeu era a capacidade de levar cinco passageiros enquanto o irmão gringo levava apenas quatro. Porém, a partir da linha 2021 o up! de lá e o de cá ficarão mais próximos.

Leia mais:
+ Sucessora da VW Kombi ganha 306 cv com motor de Golf GTI
+ VW investirá R$ 3 bilhões para fazer rival do Jeep Compass
+ VW desiste da picape Tanoak em favor da brasileira Tarok

Por que o up! vai mudar? 

Confirmado pelo presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, o pequenino up! está sendo reomologado para carregar apenas quatro passageiros. A medida se fez necessária pois uma nova lei que entrou em vigor em fevereiro de 2020 obriga todos os carros produzidos e importados para o Brasil de possuir cinto de três pontos para todos os passageiros.

Encontre seu novo up! aqui

A lei também faz obrigatório o encosto de cabeça para todos os assentos e também ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis. O Volkswagen up!, até então, trazia ISOFIX e encosto para todos os passageiros – item presente desde seu lançamento a partir da versão Move (hoje Connect).

Vai trocar de carro? Simule as parcelas 

O problema era encaixar o terceiro cinto de segurança de três pontos. A estrutura diminuta do up! impossibilitou a alteração, que ficaria mais cara do que as vendas do subcompacto compensam fazer. Com isso, a Volkswagen decidiu dar um passo atrás e adotar a mesma solução do up! europeu: carregar apenas quatro passageiros.

up! brasileiro melhor que o europeu? 

Quando foi lançado no Brasil, o Volkswagen up! nacional se vangloriava de ter banco traseiro mais largo que possibilitava levar um ocupante a mais que na Europa. Além disso, o nosso up! tem entre-eixos maior, porta-malas maior, tanque de combustível maior, estepe e vidro traseiro que pode ser aberto (o europeu é basculante).

Além disso, o Brasil foi o primeiro país do mundo a ter a variante turbo TSI do up!, tanto que o para-choque do modelo nacional era mais bojudo por conta do conjunto mecânico – os europeus foram receber o up! TSI apenas na reestilização e menos potente que o nosso. Outro ponto que eles copiaram dos brasileiros foi o acionamento do vidro do passageiro na porta do motorista.

up! europeu melhor que o brasileiro? 

Para não dizer que o VW up! do Brasil é mais requintado que da Europa, apenas por lá o subcompacto tem a apimentada e divertida versão GTI com 115 cv, suspensão preparada, interior com bancos xadrez, câmbio manual de seis marchas e escapamento exclusivo.

Entre os itens indisponíveis aqui, mas ofertado para o up! na Europa estão frenagem autônoma de emergência, luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital, sistema de som Beats, sistema de manutenção em faixa e uma versão 100% elétrica.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.