02/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Modelo mais vendido da Volkswagen no mundo, o Tiguan de segunda geração passa por sua primeira mudança visual. Dada sua enorme importância para a marca alemã, as mudanças precisavam ser certeiras, por isso a Volks apostou em pequenos retoques no visual e em muita tecnologia.
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Quando chega ao Brasil?
Vale lembrar que o Tiguan vendido no Brasil é produzido no México e exportado também para os EUA. A Volkswagen anunciou que o SUV médio só chegará no segundo semestre de 2021 nos países norte-americanos, por isso, aqui no Brasil, é bastante provável que ele chegue somente no final do próximo ano.
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Até lá, o Tarek já terá sido lançado, permitindo ao Tiguan ser reposicionado para cima. É bastante provável que a versão de entrada 250 TSI possa ser removida da linha. Ou, caso a Volkswagen siga a estratégia de Nivus e T-Cross, o Tiguan básico poderá conviver com as versões mais caras do Tarek sem problemas.
O que mudou no visual?
Inspirado na oitava geração do Golf, o novo Tiguan recebeu prolongamentos nos faróis que conversam com as linhas laterais. Os LEDs agora formam dois blocos separados e se conectam visualmente à grade frontal, que ficou maior.
Nas versões não esportivas, o para-choque do Tiguan tem desenho extremamente semelhante ao do Nivus, incluindo o espaço triangular para as luzes de neblina. Já no esportivo Tiguan R há largas aberturas de ar com LEDs diurnos em C.
Além do novo logotipo, a traseira exibe o nome Tiguan no centro da tampa do porta-malas. As lanternas de LED mudaram e possuem pequenas letras C em seu interior. Há um grande refletor que atravessa toda parte inferior do para-choque.
O que mudou por dentro?
Como a Volkswagen revelou apenas a versão de cinco lugares com entre-eixos curto do Tiguan, não ficou claro ainda se algo mudou na terceira fileira de bancos do SUV, oferecida na variante Allspace vendida no Brasil e nos EUA. Contudo, o que mudou na parte frontal da cabine também será alterado por aqui.
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O Tiguan ganhou o mesmo volante do Nivus e manopla de câmbio com indicador de marchas na manopla como no T-Cross. A central multimídia não tem mais comandos físicos, mas não é a mesma VW Play usada no Brasil, mas tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Já o ar-condicionado agora é comandado por uma pequena tela logo abaixo da central, não contando mais com comandos físicos. O novo Tiguan ainda traz sistema de som Harman/Kardon com dez alto-falantes e amplificador opcional de 480 watts.
O que mudou na mecânica?
O Volkswagen Tiguan 2021 manterá os já conhecidos motores 1.4 TSI e 2.0 TSI em suas versões regulares. Por falar nisso, a VW mudou a nomenclatura das versões: variante de entrada continua sem nome, Comfortline foi trocada por Life e Highline virou Elegance.
A grande novidade do novo Tiguan é a versão esportiva R. Situada acima da R-Line, o Tiguan R traz o mesmo motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo, porém recalibrado para render 320 cv (contra 230 cv do Tiguan R-Line). A tração 4Motion é de série assim como a transmissão de dupla embreagem.
Para os que trocam esportividade por economia de combustível, o Tiguan agora conta com versão híbrida plug-in batizada de e-Hybrid. O modelo traz o mesmo conjunto mecânico do Golf GTE com motor 1.4 TSI combinado a um elétrico para render 245 cv. A autonomia é de 504 km com tanque cheio e baterias carregadas.
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