29/04/2021 - Renato Bellote / Foto: Renato Bellote / Fonte: iCarros
Durante a década de 70, a Volkswagen brasileira recebeu o aval da matriz alemã para criar seus próprios modelos. Isso foi algo excepcional, especialmente se pensarmos em um período onde não havia o contexto de plataforma mundial como vemos hoje.
Atualmente os modelos mundiais recebem pequenos ajustes de acordo com o gosto do consumidor de cada país, mas na época não era assim. De qualquer forma, logo que teve essa liberdade a marca criou um dos modelos mais lembrados daquele momento e ainda bastante valorizado no mercado internacional: o SP2.
A proposta de um esportivo baixo trazendo um design atraente e uma ergonomia diferente do convencional caiu no gosto do público que podia pagar caro por isso.
Leia mais:
+ Variant II: a evolução da espécie
+ Visitamos a maior coleção de foras-de-série do Brasil
+ Puma GT: o clássico mundial Made in Brazil
Uma das ideias iniciais da Volkswagen com o SP2 era enfrentar o Puma, o fora-de-série mais bem sucedido no Brasil. O acabamento era um dos seus diferenciais, com destaque para o banco de couro e painel trazendo instrumentação completa.
Na parte mecânica eles também inovaram para tentar apimentar o desempenho. A marca utilizou o motor plano com 1700cm³ de cilindrada, equipado com dois carburadores e tendo por volta de 65 cavalos de potência. Porém nesse quesito o carro não atingiu seu objetivo, visto que o Puma utilizava carroceria de fibra de vidro e, portanto, era mais leve e apresentou melhores números na pista.
De qualquer forma, o esportivo entrou pra história como um carro diferente e um grande exercício de estilo, fruto da criatividade nacional. Guiar um deles é uma experiência divertida, especialmente por conta da baixa posição de dirigir e o ronco do motor boxer.
Veja o vídeo abaixo:
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro