02/10/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Volkswagen é dona de nada menos do que oito marcas de automóveis em todo o mundo. Evidentemente, é complicado colocar cada uma em um nicho de mercado diferente, especialmente no segmento generalista onde estão Volkswagen, Seat e Skoda. Com isso, o grupo quer aumentar a distância entre cada marca.
A estratégia seguirá o que é feito no segmento de luxo, onde a Audi é a maior marca e volume e mais popular, ao passo que a Bentley atua no altíssimo padrão de refinamento. Porsche, Lamborghini e Bugatti, entre as esportivas, tem cada uma seu nicho.
Dacia da Volks
No entanto, essa diferença não existe entre Skoda, Seat e Volkswagen. Hoje, a Skoda é a mais barata das três, mas conta com opções de luxo em seus carros que as colocam em vantagem perante os Volkswagen, que tem uma pegada mais sofisticada. A Seat fica perdida nesse meio, tentando puxar um pouco pela esportividade.
Veja aqui ofertas de carros da Volkswagen
Segundo Michael Jost, chefe de estratégia de produto do grupo Volkswagen, em entrevista ao Automotive News, “queremos mudar a identidade das marcas para que sejam mais claras no futuro”. A ideia é criar degraus entre Skoda, Seat e Volkswagen como é feito entre Porsche, Lamborghini e Bugatti.
A Skoda se direcionaria ao mercado de baixo custo, porém com mais foco que hoje. Ela se tornaria a Dacia da Volkswagen, vendendo carros maiores e mais baratos, com acabamento mais simples e sem opções de luxo. “A Skoda pode servir à Europa Oriental, onde os consumidores buscam por mais funcionalidade”, diz o executivo.
Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui
Esse mercado é hoje dominado por marcas focadas no custo mais baixo de seus veículos, como Hyundai, Kia, Lada, além da Daica ou a Renault (vendendo modelos da Dacia) faz. Com essa mudança de paradigmas, a Skoda perderia versões de luxo de seus carros e opções como couro tipo Alcantara.
Porsche da classe média
Já a Seat subiria de nível. A divisão Cupra, separada como marca, faz o papel de levantar a imagem da marca espanhola dentro do mundo Volkswagen. A nova fase da Seat a transformaria em uma marca semi-premium, como a Peugeot tem se tornado na Europa, mas com a veia esportiva bastante saltada.
A ideia é que a Seat fique acima da Volkswagen, mas abaixo da Audi em questão de posicionamento de marca e preço. Além disso, oferecer esportivos mais baratos faria da Seat uma espécie de Porsche para os menos endinheirados. Essa mudança de posicionamento permitiria à Skoda ou a Seat vir ao Brasil sem atrapalhar os segmentos que a Volkswagen atua.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro