entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW promete carro manual se houver demanda. Mas e no Brasil?

Esportivos da VW no restante do mundo usam câmbio manual, enquanto no Brasil o caminho é inverso

27/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Cada vez mais se tornando produtos de nicho ou restrito ao segmento de entrada, o câmbio manual pode desaparecer nos próximos anos dentro de algumas marcas. A Volkswagen, no entanto, garante a sobrevida da caixa preferida por aqueles que apreciam a condução mais esportiva. Mas e no Brasil?

Leia mais:
+ Santana ainda é um dos dez Volkswagen mais vendidos no mundo
+ T-Cross ganha painel digital de série por causa do Nivus
+ VW muda preço de Polo e Virtus, versão PCD fica mais barata

Em entrevista à revista Autocar, Matthias Rabe, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, declarou que muitos donos de VW ainda preferem o câmbio manual, especialmente em versões esportivas. Ele sabe que é um nicho, mas garante que se houver demanda, a Volkswagen ainda oferecerá carros assim.

Três pedais

Na Europa, por exemplo, o Golf nas versões esportivas GTI, GTD e até R são vendidas com opção de transmissão manual ou dupla embreagem DSG. A mesma situação acontece com o Polo GTI, enquanto o up! GTI tem apenas câmbio manual.

Encontre seu novo Volkswagen aqui

Até mesmo os SUVs e carros grandes como Tiguan e Passat podem ser equipados com pedal da embreagem. Nos Estados Unidos, terra do carro automático, a Volkswagen é uma das poucas marcas que ainda oferece opção manual em seus carros.

Nos EUA, Golf e Golf Variant eram oferecidos com os três pedais, assim como o esportivo GTI. Para surpresa de muitos, até mesmo o Jetta GLI nos EUA tem opção manual. Diferentemente do que ocorre na Europa, os modelos maiores da VW americana são sempre automáticos.

E no Brasil?

Aqui no Brasil seguimos o caminho inverso e o câmbio manual pode estar com os dias contados até mesmo na Volkswagen. Exemplo disso é que a exceção do up!, todos os Volkswagen com motor 1.0 TSI são vendidos somente com câmbio automático de seis marchas.

Até mesmo o Polo que poderia ter uma versão manual com motor turbo, não tem. A exceção fica por conta do T-Cross na variante de entrada 200 TSI que é manual. Mas tente encontrar esse modelo nas concessionárias – é a típica versão para baixar o preço inicial de um carro e atrair uma parcela super restrita de clientes.

Por aqui, modelos acima da categoria dos compactos não tem vez com câmbio manual, mesmo os esportivos. Prova disso é que o Golf depois de reestilizado perdeu opção manual, o Jetta nunca teve três pedais no Brasil, assim como o Tiguan e o Passat depois que se tornou um sedã de luxo.

Mesmo entre os esportivos o câmbio manual fica de fora nos Volkswagen brasileiros: Polo GTS e Viruts GTS já nasceram com câmbio automático, Golf GTI sempre foi oferecido nessa configuração e o Jetta GLI segue a mesma lógica das versões regulares.

Fonte: Autocar

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.