27/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Santana ainda é um dos dez Volkswagen mais vendidos no mundo
+ T-Cross ganha painel digital de série por causa do Nivus
+ VW muda preço de Polo e Virtus, versão PCD fica mais barata
Em entrevista à revista Autocar, Matthias Rabe, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, declarou que muitos donos de VW ainda preferem o câmbio manual, especialmente em versões esportivas. Ele sabe que é um nicho, mas garante que se houver demanda, a Volkswagen ainda oferecerá carros assim.
Três pedais
Na Europa, por exemplo, o Golf nas versões esportivas GTI, GTD e até R são vendidas com opção de transmissão manual ou dupla embreagem DSG. A mesma situação acontece com o Polo GTI, enquanto o up! GTI tem apenas câmbio manual.
Encontre seu novo Volkswagen aqui
Até mesmo os SUVs e carros grandes como Tiguan e Passat podem ser equipados com pedal da embreagem. Nos Estados Unidos, terra do carro automático, a Volkswagen é uma das poucas marcas que ainda oferece opção manual em seus carros.
Nos EUA, Golf e Golf Variant eram oferecidos com os três pedais, assim como o esportivo GTI. Para surpresa de muitos, até mesmo o Jetta GLI nos EUA tem opção manual. Diferentemente do que ocorre na Europa, os modelos maiores da VW americana são sempre automáticos.
E no Brasil?
Aqui no Brasil seguimos o caminho inverso e o câmbio manual pode estar com os dias contados até mesmo na Volkswagen. Exemplo disso é que a exceção do up!, todos os Volkswagen com motor 1.0 TSI são vendidos somente com câmbio automático de seis marchas.
Até mesmo o Polo que poderia ter uma versão manual com motor turbo, não tem. A exceção fica por conta do T-Cross na variante de entrada 200 TSI que é manual. Mas tente encontrar esse modelo nas concessionárias – é a típica versão para baixar o preço inicial de um carro e atrair uma parcela super restrita de clientes.
Por aqui, modelos acima da categoria dos compactos não tem vez com câmbio manual, mesmo os esportivos. Prova disso é que o Golf depois de reestilizado perdeu opção manual, o Jetta nunca teve três pedais no Brasil, assim como o Tiguan e o Passat depois que se tornou um sedã de luxo.
Mesmo entre os esportivos o câmbio manual fica de fora nos Volkswagen brasileiros: Polo GTS e Viruts GTS já nasceram com câmbio automático, Golf GTI sempre foi oferecido nessa configuração e o Jetta GLI segue a mesma lógica das versões regulares.
Fonte: Autocar
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro