25/05/2022 - Henrique Koifman / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Volkswagen já está testando em estradas do interior paulista uma nova opção do hatch compacto Polo, equipada com uma versão menos potente do motor 1.0 turbo de três cilindros. Assim, além do 200 Tsi, de até 128cv de potência e 20,4 kgfm de torque, o carro contará também com o 170 Tsi, de até 105 cv e 16,8 kgfm.
A ideia, claro, é fazer com que o carro com essa nova configuração mecânica fique mais econômico. No descontinuado UP!, que utilizava o 170 Tsi, era possível percorrer mais de 16 km/litro de gasolina – em um test-drive, nas minhas medições, cheguei a impressionantes 19 km/l.
Combinado a um câmbio manual de cinco marchas, espera-se que esse propulsor torne o Polo mais comedido em relação ao combustível. Segundo a ficha aqui do iCarros, o 200 TSi faz até 13,9 km/litro de gasolina da estrada.
Leia mais:
+ Toyota Rav4 2022: as novidades do SUV mais vendido do mundo
+ Toyota Camry retorna ao Brasil como híbrido por R$ 331.790
+ Chevrolet Equinox 2022 chega estreando versão RS no Brasil
Economia que, a VW espera, ajude o carro a enfrentar em melhores condições de competição o líder do segmento nesse quesito, o Chevrolet Onix – que segundo o Inmetro, a versão sedã, a Plus, do rival, roda bem-vindos 17,7 km/litro de gasolina na estrada.
Não por acaso, aliás, a VW deve lançar também uma versão semelhante, com esse mesmo motor TSi 170, do Virtus, o três volumes do Polo e concorrente direto do modelo da General Motors. Ambos devem ser apresentados no segundo semestre deste ano, junto com uma rejuvenescida geral da linha.
Esse é o sucessor do Gol?
A resposta à pergunta acima é não. O posto de modelo de entrada da VW deverá caber a uma outra versão do Polo, a Track, que provavelmente chegará com motor 1.0 de três cilindros aspirado e uma série de outros diferenciais “simplificadores” em relação aos demais Polo.
Como o nome – que já foi usado em uma versão “aventureira” do próprio GOL – sugere, o Track deve contar com detalhes como molduras plásticas nas caixas de roda, para-choques em plástico escuro e com simulação de partes metálicas em alumínio e grafismos destacando um estilo descolado e, eventualmente, chegado a uma estrada empoeirada.
Algo que vemos em modelos de entrada, como o Renault Kwid, na versão Trekking do Fiat Mobi e que teremos no futuro novo Citroën C3, quem sabe como modo de dar um “gostinho de SUV” aos compradores de carros mais em conta.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro