16/04/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Apesar de o lançamento do Volkswagen Nivus ter sido postergado para o segundo semestre por conta do Coronavírus, a marca alemã quer fazer muito barulho com seu SUV cupê. Reforçando isso, revelou as primeiras imagens oficiais do Volkswagen Nivus, o modelo que se posicionará entre Polo e T-Cross, mas que será mais tecnológico que ambos.
Leia mais:
+ VW promete carro manual se houver demanda
+ Metade das vendas do VW up! na Alemanha são do elétrico
+ Sucessor do JAC T60 terá influência pesada da Volkswagen
Turbo e automático
A revelação oficial veio acompanhada de tão aguardadas informações oficiais sobre o modelo. O mistério sobre a motorização foi encerrado: no Brasil, o Nivus será vendido única e exclusivamente com motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o mesmo usado por Polo, T-Cross e Virtus.
Procurando um Polo? Veja ofertas
Outro ponto em comum entre os quatro irmãos é a transmissão, que será automática de seis marchas no Nivus. Nada de câmbio manual por aqui. Sendo assim, o único jeito de ter o motor 1.0 TSI com câmbio manual em um Volkswagen é na versão de entrada 200 TSI do T-Cross ou com o up! TSI, porém com menos potência (105 cv).
Mais que Polo e que T-Cross
Ainda sem revelar as medidas do Nivus, que devem ser intermediárias entre os 4,05 m de comprimento do Polo e os 4,19 m do T-Cross, a marca adiantou-se apenas em falar sobre o porta-malas.
Prefere um T-Cross? Veja ofertas
Com pegada de cupê e balanço traseiro mais longo, o Nivus vai carregar 415 litros de bagagem, mais que os 373 litros do T-Cross na configuração com bancos reclinados ao máximo. Comparado ao Polo, são 115 litros a mais, mas ainda distante dos 521 litros que carrega o sedã Virtus.
Tecnologias
O Volkswagen Nivus terá algumas tecnologias inéditas na categoria, que farão inveja até ao seu irmão maior, o T-Cross. Ele será equipado com piloto automático adaptativo (ACC), capaz de frear e acelerar sozinho de acordo com a distância do carro à frente. Além disso, terá também frenagem autônoma de emergência.
Simule aqui as parcelas do seu próximo carro
Esses itens, até então, eram vistos somente em modelos mais caros da Volkswagen, sendo o Golf o único VW produzido no Brasil a ser equipado com tais componentes. Ele terá também sistema start-stop, faróis full-LED e uma nova central multimídia, chamada de VW Play e que deve contar com internet à bordo.
Camuflado
Apesar de não ter revelado totalmente o visual do Nivus, a Volkswagen mostrou o SUV cupê com sua típica camuflagem colorida. Ela vem sendo usada como antecipação aos lançamentos da marca desde a revelação da família de elétricos ID.
Ao contrário do Honda WR-V que deixa muito claro tratar-se de um Fit com frente e traseira diferentes, o Nivus pouquíssimo se parece com um Polo. Apenas a porta dianteira, para-brisa e coluna A são iguais, sendo o resto totalmente diferente.
O Nivus tem dianteira mais robusta, com capô vincado, faróis retangulares menores totalmente feitos por LEDs e grade frontal de estilo agressivo, com pequenos ressaltos como o T-Cross. O para-choque é esportivo, com entrada de ar grande e luzes de neblina triangulares.
Na traseira, o Nivus apresenta vidro bastante inclinado, deixando seu perfil mais esportivo como nos SUVs cupês grandes de luxo. As lanternas são interligadas por uma barra preta, como no T-Cross, tendo parte interna luminosa. É possível que a iluminação seja feita por LEDs.
O interior será uma evolução do que é apresentado no Polo, com a nova central multimídia e painel de instrumentos totalmente digital. Além disso, ele será o primeiro Volkswagen do Brasil com volante novo e logotipo novo. Materiais de melhor qualidade são esperados e que devem ser empregados também na reestilização do Polo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro