25/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Ampliando a gama de SUVs no Brasil, o Volkswagen Nivus é o primeiro modelo desenvolvido pela divisão brasileira da marca a ser produzido também na Europa. Por aqui, ele será ofertado em duas versões com preços entre R$ 85.890 (Comfortline) e R$ 98.290 (Highline).
Leia mais:
+ VW Fox 2021 fica mais caro e mais equipado por força da lei
+ Volkswagen compra metade da JAC e coloca chinesa no grupo
+ Os dez carros brasileiros há mais tempo na mesma geração
Não será ofertada uma versão exclusiva para o público PCD. A Volkswagen oferecerá a versão Comfortline com desconto de IPI e desconto de fábrica por R$ 72.346.
Versões e equipamentos
O Volkswagen Nivus será ofertado somente em duas versões nesse primeiro momento, sempre equipadas com motor 1.0 TSI e câmbio automático. Tanto o Nivus Comfortline, quanto o Nivus Highline traz 6 airbags de série, faróis e lanternas full-LED, tag do Sem Parar e as três primeiras revisões gratuitas.
A versão Comfortline é equipada com rodas de liga-leve de 16 polegadas, direção com assistência elétrica, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de ré e retrovisores elétricos com função tilt-down.
O único pacote opcional é o VW Play de R$ 3.520 que agrega central multimídia VW Play, volante em couro com paddle-shifts, piloto automático adaptativo e sistema de frenagem autônoma de emergência.
Já a versão Highline tem a mais rodas de liga-leve de 17 polegadas, central multimídia VW Play, painel de instrumentos totalmente digital, luzes de neblina de LED, partida sem chave, ar-condicionado digital de uma zona, sensor de chuva e farol, sensor de estacionamento dianteiro, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo.
O único opcional é o pacote Launch Edition de R$ 1.700 que traz teto e retrovisor em preto, logotipo e rodas escurecidos e é oferecido somente nas cores Cinza Moonstone e Vermelho Sunset.
Maior que o T-Cross
Com 4,26 m de comprimento, o Nivus é 7 cm mais longo que o T-Cross e 21 cm maior que o Polo. Graças ao perfil cupê, sua altura de 1,49 m é 8 cm menor que a do T-Cross. Em relação ao Polo ele é 3 cm mais alto por conta dos pneus maiores e suspensão elevada.
Porém, há desvantagem no entre-eixos. O T-Cross é feito na base alongada do Virtus, chega a 2,65 m, garantindo maior espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Já o Nivus, por conta do uso das portas do Polo, mantém o entre-eixos de 2,56 m do hatch.
Na família Polo, o Nivus perde apenas para o Virtus no quesito porta-malas: são 415 litros de capacidade no SUV cupê contra 521 litros do sedã. O T-Cross carrega 373 litros no porta-malas, enquanto o Polo vai até 300 litros de capacidade.
Motorização
O Volkswagen Nivus contará somente com uma opção de motor e câmbio no Brasil. Ele traz o já conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o mesmo usado por Polo, Virtus, T-Cross e up! (em uma versão mais mansa). O câmbio será sempre automático de seis marchas, não havendo opção manual como no T-Cross.
A Volkswagen não oferecerá motor aspirado ou outra opção mais potente para o Nivus. O motor 1.4 TSI permanecerá como exclusividade para o T-Cross Highline e para os esportivos Polo GTS e Virtus GTS.
VW Play
A central multimídia VW Play é um dos grandes destaques do Nivus. Desenvolvida no Brasil, ela traz tela maior, nova interface e uma loja de aplicativos semelhante ao Google Play e App Store dos smartphones.
Haverá aplicativos integrados como Waze, Deezer e até mesmo iFood. Mas não espere por conexão wi-fi na própria central multimídia como o que a Chevrolet fez em Onix, Onix Plus e Tracker. Para acessar esses aplicativos é preciso rotear a internet do seu próprio celular.
Há também manual do próprio carro, agendamento de revisões, certificado de revisões realizadas e certificado de garantia pelo aplicativo Meu Volkswagen.
Tecnologias
A Volkswagen ainda não detalhou o conteúdo de todas as versões do Nivus, mas adiantou-se em dizer que ele trará piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência, itens ainda inéditos no segmento de SUVs compactos.
O novo Volkswagen Nivus ainda terá faróis e lanternas totalmente feitos por LED, algo que nem seu irmão maior T-Cross tem. Seis airbags também estarão presentes em todas as versões do SUV cupê.
Visual
A dianteira do Nivus tem faróis full-LED de série integrados à grade frontal, que conta com um friso cromado que se funde com o esquema de iluminação interno. As luzes de neblina de LED (de série na versão Highline) ficam em um suporte triangular, que lembra modelos de outras marcas.
Enquanto seu irmão T-Cross é um SUV mais quadradinho, o Nivus apela para o estilo cupê, com vidro traseiro bastante inclinado e teto em arco. Plástico preto e detalhes em cinza claro decoram toda parte inferior do Nivus para dar o visual mais robusto de um SUV.
A traseira tem lanternas de LED visualmente integradas por um friso preto. A versão Comfortline tem rodas de liga-leve de 16 polegadas, enquanto o Highline vem com rodas de 17 polegadas de série.
O interior é praticamente idêntico ao do Polo, salvo o novo volante e central multimídia VW Play. As cores oferecidas para o Nivus são Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone, sendo as duas últimas exclusivas para o Nivus por enquanto.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro