entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW ID.5 e ID.5 GTX: os novos SUV coupé apresentados ao mundo

Volkswagen apresenta globalmente a família do ID.5, SUV coupé elétrico para longas distâncias

08/11/2021 - Alexandre Kacelnik / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Uns dizem que o primeiro SUV coupé foi o Mitsubishi Pajero Evo, apresentado como protótipo no salão do Automóvel de Frankfurt em 2001. Outros preferem nominar como pioneiro neste segmento o SSangYong Actyon, de 2005.

A maioria reconhece que o X6 da BMX, de 2008, que a montadora alemã chamava de SAC (Sports Activity Coupe), foi quem levou toda a concorrência a querer ter um SUV coupé em seu portfólio.  

A Volkswagen lançou seu SUV coupé a combustão, o Nivus, em 2020, e agora apresentou globalmente o elétrico ID.5. Assim como o Nivus veio depois e tem parentesco com o T-Cross, o ID.5 é irmão do ID.4, lançado antes, com quem compartilha a arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB) e o entre-eixos de 2,77m (para se ter uma noção de espaço interno, um Nivus tem entre-eixos de 2,56m, significativamente menor).  

Leia mais:
+ VW ID.3 e ID.4 chegam ao Brasil para ficar?
+ Volkswagen confirma vinda do ID.3 e ID.4 ao Brasil

O ID.5 tem o motor posicionado na traseira, e suas duas versões “normais”têm potência de 174 ou 204 cv. A versão que mais chama a atenção, contudo, é a esportiva GTX, com um motor em cada eixo, tração integral, 299 cv de potência, e 0 a 100 km/h de 6,3 segundos, muito interessante.

A velocidade máxima, como todo elétrico, não é o foco principal do modelo, restrita a 180km/h, acima de qualquer limite das estradas do planeta.  

Com as modernas baterias de 77 kWh, os ID.5 rodam entre 520 km (a versão menos potente) e 480 km (a versão esportiva), merecendo a classificação completa de ‘SUV coupé elétrico para longas distâncias’ criada pela Volkswagen.  

Ou seja: com um desses, o feliz proprietário terá um carro bonito, espaçoso, ambientalmente correto e silencioso como todo elétrico, e poderá não temer ficar na mão, sem bateria, pelo menos em viagens não muito longas, ou parar a cada posto para aliviar a incontinência elétrica.  

Além de um pacote gigante de tecnologia com condução semiautônoma, assistência para quase tudo, uma cabine de avião com duas telas e volante multifuncional e muitos etceteras.

Só não dá para usar a pista da esquerda nos trechos sem limite máximo de velocidade das autobahns alemãs, mas isso é o detalhe do detalhe. Quando a família ID.5 começa a ser vendida e se ela vem para o Brasil, não foi divulgado. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.