28/10/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Luiz Felipe Chaguri / Fonte: iCarros
Os primeiros carros elétricos da Volkswagen desembarcaram no Brasil e já estão entre nós, literalmente. Nesta terça-feira (27), tivemos a chance de conferir bem de perto os modelos ID.3 e ID.4, que são produzidos sobre a mesma plataforma MEB, específica para elétricos.
Em uma ação especial, a montadora apresentou os dois modelos dentro de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), mas manteve o mistério se eles, de fato, serão colocados no catálogo de vendas no Brasil.
O que mais nos impressionou foi o refinamento e luxo do ID.4, SUV que está sendo oferecido na Europa a partir de 35.000 euros. A variante apresentada foi a topo de linha ID.4 First Edition Max, com bastante requinte na cabine e uma pegada realmente de carro do futuro.
Leia mais:
+ Volkswagen confirma vinda do ID.3 e ID.4 ao Brasil
+ Nova Chevrolet S10 Z71 chega a partir de R$ 260.490
+ Creta de 7 lugares chega ao México e roda em teste no Brasil
Os comandos na central multimídia de 12 polegadas são bem intuitivos, é possível solicitar por voz que o veículo aumente ou abaixe a temperatura do ar-condicionado, abra ou feche o teto-solar – que aliás é gigantesco – e por aí vai. O carregador por indução fica posicionado sob o console, local fácil e seguro para deixar o smartphone.
O sistema elétrico proporciona 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, mesmos números do ID.3 O que varia é a autonomia: 522 km para o SUV de luxo, enquanto o hatch médio pode percorrer 426 km, segundo os dados da fabricante. A explicação desta diferença está na energia da bateria: 77 kWh pro ID.4 e 58 kWh para o ID.3.
Vale lembrar que os dois modelos possuem a mesma medida de distância entre-eixos: 2,77m. O ID.4 tem 4,58m de comprimento, 1,85m de largura e 1,64m de altura. A capacidade do porta-malas é ótima para o segmento: 543 litros.
O ID.3 possui 4,26m de comprimento, 1,80m de largura e 1,53m de altura. Seu porta-malas é mais modesto, comporta 385 litros. A versão ID.3 First Edition Plus, que chegou ao Brasil, é intermediária. Sua central multimídia é de 10 polegadas, mas a navegação é bem intuitiva e segue o mesmo padrão do ID.4.
Como ainda não demos uma volta com os veículos, já que eles ainda nem foram homologados no Brasil, as linhas minimalistas e os detalhes de acabamento são o que mais chamam atenção nesses dois recentes lançamentos globais da VW.
Os bancos do ID.4 são bastante confortáveis, esportivos e possuem diversos ajustes. Também há opção de climatizá-los e massagem integrada.
O ID.3, que começou a ser vendido na China, está sendo oferecido por lá a partir de R$ 139.600. O principal desafio, caso ele venha ao Brasil, é sua altura em relação ao solo. Ele poderá sofrer com lombadas e pisos ruins nas nossas cidades e rodovias, problema este que o ID.4 não enfrentará.
Caso o luxuoso SUV chegue por aqui, é esperado que ele seja comercializado por volta de R$ 500 mil. E aí, qual você prefere que chegue ao Brasil? Por aqui vamos ficar na torcida pela vinda dos dois modelos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro