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VW e-Delivery: o 1º caminhão elétrico produzido no Brasil

São 408 cv de potência e 219 kgfm de torque; após 5 anos de uso, economia compensa em relação ao modelo a diesel

25/07/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou oficialmente o VW e-Delivery, seu primeiro caminhão 100% elétrico, que teve todo o seu projeto desenvolvido no Brasil. O modelo estará disponível em duas opções de chassi: 4x2 de 11 toneladas e a 6x2 de 14 toneladas.   

Explicando: o 4x2 conta com quatro rodas e tração somente no eixo traseiro, enquanto a 6x2 traz três eixos (cada um com duas rodas), dois deles na traseira, com tração apenas em um.

A primeira opção será ofertada a partir de R$ 690.000, enquanto a topo de linha deverá ser comercializada com preço inicial em R$ 800.000. Os valores podem ser alterados por conta da variação do dólar. O 4x2 pode carregar 6.320 kg de carga, enquanto o 6x2 aguenta 9.055 kg.  

De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing da VWCO, o e-Delivery promete “se pagar” em cinco anos, ou seja, após esse período ele já terá compensado o preço de ser mais caro que os modelos a diesel, justamente por não precisar do combustível e de passar por manutenções mais simples. 

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Todas as versões são equipadas com o mesmo motor elétrico de 408 cv de potência (300 kW) e 219 kgfm de torque. O que pode variar é a bateria, já que o proprietário tem a opção de escolher a de três ou de seis módulos – esta, garantindo uma maior autonomia.  

A autonomia máxima, aliás, é de 250 km. Parece pouco, mas é importante lembrar que esse tipo de utilitário é projetado para trajetos urbanos. Segundo a fabricante, o e-Delivery precisa de apenas 45 minutos para ser recarregado em 80% da sua carga total.  

e-Delivery lembra os caminhões a combustão?

Ao entrar no caminhão, o motorista pode olhar bem o painel e não perceber grandes modificações em relação aos modelos convencionais, mas ao procurar a alavanca de câmbio, vai ver a maior diferença. Há um seletor de marchas que só varia entre três modos: ré, ponto morto e primeira, que na verdade é a única marcha.  

Uma outra curiosidade é um QR Code que vem colado no para-brisa do caminhão. Ele serve para que o motorista, através do seu smartphone, possa ter informações precisas do funcionamento do modelo, com acesso aos dados de telemetria e eventuais manutenções.  

O e-Delivery é fabricado em Resende (RJ) e para que o projeto fosse desenvolvido e viabilizado houve o investimento de R$ 150 milhões, sendo que boa parte deste valor foi destinado para a construção de uma área específica de eletrificação, o e-Shop.  

Começando com  quatro unidades sendo montadas diariamente em 2021, o objetivo da VWCO é chegar em até dez unidades produzidas por dia em no máximo dois anos. 

 

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