entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW desiste da picape Tanoak em favor da brasileira Tarok

Com a Amarok no mesmo porte e predileção do mercado americano por picapes tradicionais, Tanoak foi descartada

10/02/2020 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Desde o relaçamento da Ford Ranger nos Estados Unidos e a renovação da Chevrolet Colorado, o segmento de picapes médias voltou a bombar por lá. Para não ficar de fora, a Volkswagen apresentou há cerca de dois anos a picape Atlas Tanoak, que deveria chegar às linhas de produção, porém a história mudou.

Leia mais:
+ Volkswagen mais vendido no mundo não é um carro
+ VW investirá R$ 3 bilhões para fazer rival do Jeep Compass
+ T-Cross vira Taigun na Índia e ganha novo design

Desse jeito não

Diferentemente de sua prima Amarok que tem construção de chassi sob cabine, a Tanoak era uma picape monobloco, tal qual a Fiat Toro. Nesse segmento até hoje apenas duas picapes se arriscaram com esse tipo de construção: SsangYong Action Sport e Honda Ridgeline. Ambas, vale ressaltar, nunca venderam bem.

Veja aqui ofertas de carros da Volkswagen na sua cidade

A Tanoak seria feita na mesma plataforma MQB que dá vida a modelos compactos como Polo, Virtus e T-Cross, passando por médios como Passat e Golf, chegando ao SUV gigantesco Atlas, com o qual ela compartilharia diversos elementos.

Por ter porte bastante semelhante ao da Amarok, que terá uma nova geração desenvolvida conjuntamente com a Ford Ranger, a Volkswagen decidiu descartar o projeto da Tanoak. Contudo, não há ainda certezas se a marca alemã poderá oferecer a Amarok em solo norte-americano. 

Jeitinho brasileiro

Os planos, no entanto, são outros. Segundo o vice-presidente da marketing de produto e estratégia, Hein Schafer, em entrevista ao Autoblog, a alternativa terá tempero brasileiro. Para não entrar no segmento das picapes médias, a Volkswagen explorará a categoria intermediária que ainda não tem rivais por lá.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

A escolha foi pela Tarok, picape brasileira com porte de Fiat Toro e construção monobloco. Por ser menor que as caminhonetes médias tradicionais como Ford Ranger, Chevrolet Colorado e S10, Volkswagen Amarok, Toyota Tacoma e Hilux, a Volkswagen Tarok caminharia sozinha no segmento.

Com ela, a Volkswagen norte-americana poderá atrair compradores de outros segmentos como o de SUVs compactos e médios além da definhante categoria de sedãs. Até o momento apenas a Hyundai tem intenção de entrar nesse segmento nos EUA com a Santa Cruz.

Ford e Chevrolet também trabalham em suas caminhonetes intermediárias para rivalizar com Fiat Toro e Volkswagen Tarok, porém há rumores de que elas serão direcionadas apenas para o Brasil nesse primeiro momento.

Fonte: Autoblog

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.