20/01/2020 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros
Falta pouco para o lançamento do Volkswagen Nivus no Brasil. Prova disso é que o SUV compacto é constantemente visto circulando sem pudores pela Avenida Paulista em São Paulo, mesmo nos horários mais movimentados, como ocorreu nesse flagra feito pelo iCarros.
Procurando um Volkswagen? Veja ofertas
Projetado para ser o SUV de entrada da Volkswagen no Brasil, o Nivus ganhou o mundo e será produzido também na Europa. Derivado do Polo, o modelo terá o mesmo para-brisa e portas do hatch compacto, diminuindo custos de produção.
A estratégia é muito semelhante ao que a Honda faz com Fit e WR-V, a diferença, no entanto, é que a Volkswagen soube disfarçar melhor a origem Polo no Nivus. Outro elemento compartilhado com o hatch será o motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque.
Motores e transmissões
É bastante cogitado que o Nivus também seja equipado com a variante mais mansa do motor 1.0 TSI empregada no up! TSI com 105 cv e 16,8 kgfm. Caso essa não seja a escolha, o motor aspirado 1.6 MSI de 117 cv e 16,5 kgfm está à disposição e já devidamente calibrado no Polo e no Virtus.
Independentemente da motorização escolhida para o Volkswagen Nivus, é certo que ele terá à disposição a transmissão automática de seis marchas – item que já se mostrou indispensável no segmento de SUVs.
Simule as parcelas do seu próximo carro aqui
Câmbio manual deve aparecer somente nos Nivus mais baratos, como acontece com o T-Cross. Para quem sempre desejou um Polo TSI manual, terá no SUV compacto a oportunidade de testar esse conjunto, ainda que o SUV seja um pouco maior e mais pesado.
SUV cupê de entrada
Um dos truques visuais do Nivus para parecer maior do que de fato é estará nos apliques pretos na parte inferior da carroceria, além do próprio perfil de SUV cupê. Ao vivo ele é mais curto que o Virtus e pouca coisa mais alto que o Polo. À frente do Nivus flagrado estava um Polo GTS que ajudou na comparação.
A dianteira será completamente nova no SUV compacto. O modelo flagrado contava com faróis full-LED, que serão oferecidos como opcional na versão topo de linha Highline, tal qual acontece com o T-Cross.
Os para-choques bojudos têm inspiração no europeu T-Roc e trarão ao Nivus uma dianteira completamente distinta do Polo. O modelo já rodava com as rodas de liga-leve definitivas, com 17 polegadas e acabamento diamantado.
Já na traseira do Volkswagen Nivus haverá lanternas conectadas por uma barra preta, seguindo o que foi feito no T-Cross. Enquanto seu irmão maior tem perfil mais quadrado e robusto, o Nivus apelará para a esportividade com vidro traseiro inclinado e teto com queda suave.
A proposta é te um SUV cupê nos moldes do Audi Q8, ou seja, sem apelar para um pequeno ressalto na tampa traseira ou teto extremamente baixo, algo que sacrificaria o conforto dos passageiros traseiros e impossibilitaria o uso da porta traseira do Polo.
Melhores destaques para você:
+ Próximas Ford Ranger e VW Amarok devem gerar SUVs
+ Volkswagen registra nome para três novos SUVs
+ VW lançará 34 carros em 2020, sendo 12 SUVs e 8 elétricos
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro