24/08/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Carros voadores já deixaram de ser assunto de ficção científica há algum tempo, com a rápida evolução desta tecnologia nos últimos anos, mas ser proprietário de um ainda parece um sonho distante.
No entanto, fazer um trajeto de 100 a 250 quilômetros, de acordo com uma necessidade específica (como ir do centro de São Paulo a Ilhabela), pode estar mais próximo do que você imagina.
Isso pode ser possível graças aos novos eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem na vertical, que vem sendo chamado de “carro voador”).
Leia mais:
+ Carro voador: Embraer recebe 250 novas encomendas do veículo
+ Hyundai lança carro robô para ser usado sem tripulantes
O plano ousado foi anunciado pela empresa aérea Azul, que investirá mais de US$ 1 bilhão no projeto que poderíamos até chamar de “Uber aéreo”.
A ideia do serviço é competir nos trajetos aéreos de até 250 quilômetros, que hoje estão restritos a um publico bastante elitizado com o uso de helicópteros.
E é justamente este o diferencial – o carro voador consegue decolar usando os helipontos – São Paulo é recordista mundial neste quesito, tendo uma oferta quase cinco vezes maior que uma metrópole de mesmo tamanho, como Nova York (são quase 200, segundo a ANAC).
Segundo cálculos da Azul, o custo da viagem de 100 quilômetros em um helicóptero é de R$ 2.000 – a expectativa é reduzir em até quatro vezes este valor, dando um preço final por volta de R$ 500 para voos de até 250 quilômetros (distância em linha reta, alcançando inclusive o litoral carioca saindo da capital paulista, por exemplo).
Para que isso seja possível, a tecnologia conta com a autonomia e capacidade para passageiros do eVTOL da empresa alemã Lilium. Por enquanto, ele transporta seis passageiros (sete incluindo o piloto), bem próximo do que um helicóptero de porte médio faz.
Mas a expectativa é que novos carros voadores consigam em breve transportar até 16 passageiros, o que, claro, reduziria bastante o preço final para o consumidor e, aí sim, seria possível chamar o projeto de “Uber aéreo”.
Ao todo, foram encomendadas 220 aeronaves para dar início a essas viagens ao melhor estilo futurista em 2025.
O eVTOL da Lilium tem semelhanças e diferenças em relação a outro carro voador apresentado recentemente pela Embraer. O modelo alemão tem 36 motores elétricos com arquitetura de dutos, velocidade de cruzeiro de 280 km/h e voa a até 10.000 pés de altitude (3 km).
Já o Eve, da Embraer, deve focar em deslocamentos menores e em menores altitudes. Ambos, porém, fazem uso do pouso e decolagem na vertical, sem emissão de carbono e também sem a poluição sonora produzida pelos helicópteros.
No projeto anunciado, os trajetos para entrar em operação já em 2025 ligariam a cidade de São Paulo a pontos como Riviera São Lourenço e Ilhabela, no litoral, cidades como Rio de Janeiro, Macaé e Angra dos Reis e cidades do interior como Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, além do próprio Aeroporto de Viracopos, hoje base da maioria dos voos da Azul no Brasil.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro