22/12/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Volvo empresta carros híbridos gratuitamente em São Paulo
+ Porsche amplia rede com 80 carregadores elétricos no Brasil
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?
Isso quer dizer que, para a cada 40 automóveis novos vendidos, um era elétrico – ou 2,1% do mercado global. No primeiro semestre de 2020, mesmo com os efeitos catastróficos da pandemia nos mercados, enquanto as vendas globais dos carros de passeio como um todo caíram 28%, as dos elétricos perderam somente 14%.
A surpresa, porém, vem do continente europeu: enquanto as vendas de veículos em geral caíram 37% nos seis primeiros meses do ano, as de carros elétricos aumentaram em 57%.
Uma parte da explicação para isso, claro, está na implementação, cada vez mais rígida, de normas ambientais – como a restrição de circulação de automóveis “sujos” em determinadas áreas urbanas, o incentivo fiscal aos carros com “zero emissões” e a sinalização de que motores a combustão sairão do mercado durante esta década.
Outro motivo, por estranho que pareça, parece ser a própria pandemia. Com as necessárias medidas de distanciamento social, o uso de transportes coletivos, que era o mais estimulado, se tornou inoportuno, o que fez com que muita gente voltasse a comprar um carro para seu uso particular – num movimento contrário ao que vinha acontecendo em vários países até então.
Europa incentiva os elétricos
No final do primeiro semestre de 2020, mais seis países europeus aderiram aos incentivos fiscais para a popularização dos veículos elétricos – o que, somente em julho, contribuiu para um crescimento de 200% nas vendas nos 10 principais mercados do Velho Continente.
A continuar nesse ritmo, a previsão é de que, somados, puramente elétricos (EV) e híbridos do tipo plug-in (os chamados PHEV, recarregáveis e que também têm motores a explosão) alcancem os 3% do total de automóveis comercializados no mundo em 2020.
Vamos a alguns números:
Na Europa, os menores mercados para automóveis são justamente os que lideram as vendas de elétricos e híbridos plug-in, que já representam 68% do que sai das concessionárias na Noruega (a líder mundial), 49% na pequena Islândia e 26% na Suécia.
Entre as maiores economias, a liderança no mercado de EVs e PHEVs hoje é da França (9,1%), seguida por Alemanha (7,6%), China (4,4%), Canadá (3,3%) e Espanha (3,2%).
A previsão mais otimista aponta para pouco mais de um milhão desses veículos vendidos em todo o mundo no conturbado 2020, representando aproximadamente 3% do total de veículos.
Haja tomada.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro