09/01/2022 - Alexandre Kacelnik/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Talvez o maior erro da Volkswagen em relação ao seu primeiro modelo de quatro portas brasileiro foi não ter escolhido para ele um ‘nome próprio’. O VW-1600 foi lançado no Salão do Automóvel de 1968.
No mesmo evento, a Chevrolet lançou o Opala e a Ford o Corcel. O nome genérico da VW acabou sendo um convite aos apelidos, muito comuns na época. A própria montadora alemã incentivava o apelido ‘Fusca de 4 portas’. Do Sul do país veio Saboneteira.
Mas como apelido que pega geralmente é aquele que incomoda, o carro de formas retas e quatro alças (na verdade maçanetas, mas na época eram raros carros de quatro portas e tão quadrados) ficou mesmo conhecido como Zé do Caixão.
Assim como José Mojica Marins (1936-2000), o ator-diretor-roteirista que encarnou o personagem Zé do Caixão em filmes como À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), o carro se tornou cult.
Leia mais:
+ Carros conversíveis dos anos 60 - Ford Thunderbird
+ Dez logomarcas automotivas e suas origens
+ Carros conversíveis dos anos 60 – Mercedes 280 SL
Primeiro entre os taxistas, que viam nele um perfeito substituto para o Fusca. Tinha mesma mecânica confiável – motor boxer refrigerado a ar – mas de 1600 cilindradas e 60 cavalos, contra 1300 46 cv do Fusca na época. E quatro portas. Mas no Brasil só os taxistas gostavam de quatro portas. Incrivelmente as famílias desprezavam esse conforto.
E muitos anos depois de desencarnar, em 1971, tornou-se cult entre os colecionadores, talvez por ter tido uma vida muito mais curta e menos exemplares vendidos que seus irmãos hatch - o TL - e perua - a Variant.
Nesses menos de três anos de vida, o VW 1600 sedã, Zé para os íntimos, vendeu pouco menos de 25 mil unidades. Não pode se dizer, analisando os números da época, que tenha sido um fracasso retumbante, mas não cumpriu seu objetivo, bater de frente com o Corcel. Que também foi lançado com quatro portas e claudicou, mas depois passou a ter apenas duas e emplacou.
Forçando a barra, e já que estamos falando em Zé do Caixão, o mais próximo de uma reencarnação do VW 1600 que a Volkswagen produziu foi o Voyage quadradinho de quatro portas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro