06/02/2021 - Fernando Calmon / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Tuning é uma palavra que faz o coração de muitos homens e mulheres bater mais rápido. Mas que também pode ser motivo de preocupação de órgãos de trânsito e de policiamento em razão das dificuldades de homologação e de fiscalização.
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Na Alemanha, o negócio de empresas de afinação (conhecidas aqui como tunadoras) é muito grande e disputado. Algumas se especializam em marcas do país germânico e outras retrabalham modelos de qualquer origem.
Ao contrário do Brasil, onde é bem mais difícil homologar modificações em carros comuns ou esportivos junto ao Denatran.
Já a Associação Alemã de Afinadoras de Automóveis (VDAT, na sigla em alemão) é uma entidade organizada e procura sempre ter relacionamento profissional junto às autoridades regulatórias.
Lá existem até campanhas anuais do tipo “Modifique, com Segurança”. Recebe apoio inclusive do Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital.
O mote é chamar a atenção para afinações homologadas e seguras. Uma das iniciativas partiu da AC Schnitzer que preparou uma viatura policial tunada a partir de um cupê BMW M850i xDrive.
Ao longo de 2021, o veículo da campanha será apresentado em várias exposições e eventos. Projeto financiado exclusivamente por patrocinadores.
A empresa foi fundada em 1987 por Willi Kohl e Herbert Schnitzer e se especializou em modelos do Grupo BMW, incluindo motocicletas, além da Mini. Sua sede é em Aachen, a 61 km de Colônia, onde está a matriz da fabricante bávara, mas sem nenhuma ligação legal ou comercial.
O que foi mudado
Logo de início a potência original sobe de 530 cv para 620 cv e a tunadora oferece garantia para seus componentes. O visual externo do motor mostra que profissionais certamente estiveram trabalhando ali.
O sistema de escapamento esportivo com ponteiras “Carbon Sport” tem sonoridade diferenciada, em conformidade com os limites oficiais de ruído e também pode ser coberto por garantia opcional.
Os kits de molas de suspensão rebaixam a altura livre do solo. Cliente escolhe entre 20 e 30 mm de redução, na frente e entre 20 e 25 mm, atrás, em relação ao modelo de série.
Peças de compósito de carbono são todas produzidas pela AC Schnitzer: spoiler e divisor dianteiros, arcos de rodas, saias laterais, difusor e spoiler traseiros. Todos os componentes aerodinâmicos são homologados e garantem valores de downforce bastante otimizados.
O interior ficou ainda mais refinado. São fabricados em alumínio as borboletas de trocas de marcha (neste caso com acabamento anodizado preto), pedais e apoio para o pé, porta-chaves e a tampa do console de câmbio.
Também especial é o conjunto de rodas de alumínio extrudado e massa otimizada. Pintadas em antracito fosco, foram redimensionadas: 9 J x 21 pol. na frente e 10 J x 21 pol. atrás . Pneus são Hankook Ventus S1 evo 3, nos tamanhos 255/30 R21 e 295/25 R 21, respectivamente.
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