Interior do Toyota Corolla 1974
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Toyota Corolla 2008
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Toyota Corolla 2011
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Entre os carros mais vendidos em todo o mundo está o Toyota Corolla, que em 2011 completa 45 anos desde sua primeira versão, lançada em 1966. Vendido em mais de 150 países, a Toyota já ultrapassou 35 milhões de unidades vendidas do sedã médio.
A primeira versão, na década de 60, era equipada com um motor 1.0, a partir daí a marca desenvolveu outra configuração, agora mais potente. O motor 1.1 fez tanto sucesso no mercado interno japonês que a empresa iniciou o processo de exportação do modelo com 15 unidades vendidas para a Austrália, número que no ano seguinte se tornou 15 mil. O sucesso continuou nos próximos anos, até que em 1970 o carro já era o modelo mais exportado do mundo.
Conheça a história das dez gerações do Toyota CorollaA primeira geração do modelo, fabricada entre 1966 e 1970 foi sucesso de vendas e já tornou o modelo o carro mais exportado do mundo. A partir daí entre 1970 e 1974 veio a segunda versão do carro foi produzido com o seguinte intuído: em 1969 foi inaugurada no Japão uma rodovia que liga Tóquio com o sul do país, a estrada tem 500 km. O carro deveria completar o percurso sem precisar de reabastecimento, e ele conseguiu.
A terceira e quarta geração (1974 a 1983) foram épocas de aprimoramento. O índice de satisfação do carro era alto, verificava-se isso no número de unidades exportadas pela Toyota por ano (300 mil). O modelo passou por testes de segurança e autonomia pelo mundo todo.
Uma curiosidade que marcou a quinta geração (1983 a 1987) foi o número de modelos usados em testes de colisão para desenvolver o melhor sistema de absorvimento de impacto: 600 modelos. A sexta versão do modelo (1987 a 1991) passou por redução de ruídos.
A sétima versão (1994 a 1997) passou por uma reformulação visual pensada em design e conforto, para continuar garantindo o sucesso do modelo. Já a oitava (1997 a 2002) foi a primeira versão fabricada no Brasil.
A oitava e nona geração (1997 a 2008) foram desenvolvidas pensando na emissão de gases e introdução de matérias recicláveis na fabricação do carro. A nona geração chegou no topo quando a marca implantou a motorização flex.
Finalmente chegamos a última versão antes da atual. A décima geração está no mercado desde 2008 e conta com dois tipos de motorização: 2.8 16V e 2.0 16V.
Mercado brasileiro – o modelo está no Brasil desde 1994, quando chegou ao país no formato de sua 7ª geração. Três anos após se firmar por aqui, o sedã começou a ser produzido pela Toyota em solo nacional, na sua planta em Indaiatuba, interior de São Paulo.