18/10/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Depois de lançar a marca de carros elétrico Polestar e dividir com a chinesa Geely a tecnologia para modelos sem poluentes, a Volvo finalmente lançou seu primeiro modelo movido a eletricidade. Parte da nova linha ecologicamente correta Recharge, o inédio Volvo XC40 Recharge é apenas o começo.
XC40 zero poluição
Substituindo os motores a combustão por um totalmente elétrico, o XC40 Recharge é capaz de rodar 400 km com carga completa. Segundo a Volvo, é preciso 40 minutos para que 80% das baterias do SUV elétrico sejam recarregadas. O tempo de carga total não foi divulgado.
Veja ofertas de XC40 na sua cidade
Seu conjunto de motores elétricos provém potência de 408 cv, fazendo dele o XC40 mais potente já fabricado. Para manter a proposta de SUV, o XC40 Recharge tem tração nas quatro rodas.
Porta-malas extra
Por conta da ausência de motor, a Volvo alterou toda estrutura do XC40. Segundo a marca sueca, foi preciso “reprojetar e reforçar completamente a estrutura frontal para lidar com a ausência de um motor, atender aos altos requisitos de segurança da marca e ajudar a manter os ocupantes tão seguros quanto em qualquer outro modelo”.
Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui
Uma das vantagens de não ter mais um motor a combustão ocupando todo espaço da dianteira do XC40 foi a possibilidade de criar um frunk (porta-malas dianteiro). Ele é pequeno, leva apenas 30 litros (que é espaço apenas para uma mala média), mas é um espaço a mais para carregar alguns tipos de tranqueira.
Fechado
Visualmente a versão elétrica do Volvo XC40 traz como diferencial a grade frontal fechada na mesma cor da carroceria. Ela integra alguns sensores e radares do sistema de segurança que, segundo a Volvo “é um sistema de segurança ativo moderno e escalável que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos”.
Outra novidade é a central multimídia completamente refeita. Agora ela traz sistema Android Automotive OS, ou seja, roda sistema operacional Android como um celular. Isso possibilitou a integração de sistemas como Google Maps e Google Assistente diretamente na central, sem a necessidade de plugar um celular com Android Auto.
O Volvo XC40 Recharge começará a ser vendido na Europa em 2020 e não tem sua importação oficializada para o Brasil. No próximo ano a marca trará a versão híbrida plug-in do SUV médio (confira aqui) ao nosso país.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro