27/01/2020 - João Brigato / Foto: João Brigato / Fonte: iCarros
SUV cupê, crossover, Polo SUV, qual seja a designação do Volkswagen Nivus, o que é certo é que o modelo será lançado no Brasil no segundo semestre de 2020. Quem confirmou isso foi Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina, durante o lançamento do Polo GTS no Brasil.
Veja aqui ofertas de carros da Volkswagen na sua cidade
Usando a mesma plataforma do Polo, Virtus e T-Cross, o Volkswagen Nivus será o SUV de entrada da marca no país. Ele rompe com a tradição da marca de chamar seus utilitários esportivos com a letra T, possivelmente como justificativa o fato de ter parentesco fortíssimo com o hatch Polo.
Nivus e Polo compartilharão o mesmo para-brisa, portas dianteiras e traseira, além de algumas peças no interior. A fórmula é a mesma aplicada na Honda com o Fit ao transformar o WR-V em SUV, mas no caso da Volkswagen a origem será melhor disfarçada.
O VW Nivus terá dianteira própria, com capô mais alto, para-lamas novos, faróis full-LED na versão Highline, luz diurna de LED no para-choque em posição vertical e diversos elementos em plástico preto para dar robustez ao visual.
Na lateral, o que chama atenção no Nivus é seu perfil cupê, com vidro traseiro bastante inclinado e teto arredondado. A fórmula faz lembrar o Audi Q8, que não apela para um terceiro volume no porta-malas para simular a silhueta cupê. Será um contraste forte em relação ao visual quadrado do T-Cross.
Simule aqui as pacelas do seu próximo carro aqui
Na traseira, como seu irmão de plataforma, o Nivus terá lanternas de LED conectadas por uma longa barra preta. O para-choque ganhará elementos em preto e estilo mais robusto. Por conta do balanço traseiro ampliado, espere por porta-malas com capacidade intermediária entre os 300 litros do Polo e os 521 litros do Virtus.
Na motorização, o Volkswagen Nivus será servido principalmente pelo motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 128 cv e 20,5 kgfm de torque. A transmissão será automática de seis marchas ou manual com o mesmo número de relações, seguindo o que é aplicado no T-Cross.
Há chances de o Virtus receber uma motorização menos potente com dois possíveis candidatos. O mais cotado é o motor 1.0 TSI amansado do up! com 106 cv e 16,8 kgmf de torque. A segunda opção, nesse caso seguindo fielmente Virtus e Polo, é o motor 1.6 MSI de 117 cv e 16,5 kgfm. Em ambos, a transmissão automática é cotada.
Leia mais:
+ Volkswagen Virtus GTS será lançado em fevereiro
+ VW Golf GTI pode chegar a 300 cv na nova geração
+ Volkswagen registra nome para três novos SUVs
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro