entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

SUV cupê da Volkswagen chega ao Brasil em 2020

Derivado do Polo e menor que o T-Cross, inédito SUV cupê da marca apostará em estilo esportivo para conquistar

02/09/2019 - João Brigato / Projeções: João Brigato / Fonte: iCarros

A ofensiva de SUVs da Volkswagen no Brasil já começou e ainda terá dois importantes modelos. A operação começou com o T-Cross representando a ponta mais alta do nicho de compactos. O próximo será o Tarek que chamará o Jeep Compass para a briga no segmento médio. Mas a grande novidade, e maior aposta da marca, será um inédito SUV cupê.

No Brasil em 2020, na Europa em 2021

Com lançamento confirmado para o Brasil em 2020 pelo presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, o SUV cupê do Polo será vendido também na Europa. Por lá a produção começa em 2021, mais especificamente na fábrica da marca na Espanha, de onde atualmente sai o T-Cross para o Velho Continente.

Veja aqui ofertas de T-Cross na sua cidade

Vale ressaltar que o SUV cupê será menor que o T-Cross e apostará no estilo esportivo. O conflito maior ocorrerá na Europa, onde o T-Cross é encurtado e existe o T-Roc, um SUV compacto com pegada mais esportiva. Pablo Di Si acredita que no Brasil não haverá canibalização entre o SUV cupê, T-Cross e Tarek.

Um pouco de Polo, um pouco de Virtus

Para se diferenciar do T-Cross, o novo SUV terá linhas mais arredondadas e esportivas. A lógica é semelhante ao que a Renault aplica em Duster e Captur ou a Jeep com Renegade e Compass: um modelo tem visual quadrado e mais robusto (Duster e Renegade) enquanto o outro aposta em linhas esportivas e urbanas (Captur e Compass).

Vai trocar de carro? Simule hoje as parcelas

Espere por uma carroceria com vincos pronunciados e volumes bem destacados, especialmente na caixa de roda. Um sketch postado em um tweet do chefe do departamento de design da Volkswagen do Brasil, José Carlos Pavone, revelou que o SUV cupê terá vidro traseiro bastante inclinado e para-lama traseiro volumoso e destacado, como antecipa a projeção exclusiva do iCarros.

A traseira terá algumas semelhanças com o Virtus, como o espaço generoso do porta-malas e um aerofólio moldado diretamente na tampa do porta-malas. Lanternas conectadas como do T-Cross são esperadas, visto que têm se tornado tendência entre os SUVs. O teto baixo deve receber pintura contrastante, seguindo, novamente, o T-Cross e a moda do mercado.

Turbo, aspirado, manual, automático

Usando a plataforma MQB-A0 de Polo, Virtus e T-Cross, o novo SUV cupê da Volkswagen terá como alternativa uma vastidão de motores. A ser situado abaixo do T-Cross, o modelo dificilmente usará o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Esse propulsor ficará apenas para o T-Cross Highline e para os irmãos maiores Tarek e Tiguan.

A aposta mais forte recai para o esperto motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Com carroceria mais aerodinâmica e peso menor que o T-Cross, o motor tricilíndrico deve ter comportamento ainda mais interessante que o de seu irmão.

Para as versões de entrada a alternativa é o motor MSI 1.6 de 117 cv e 16,5 kgfm de torque. Atualmente a Volkswagen não oferece no Brasil seus SUVs com motor aspirado, além disso a maior parte das vendas do Polo está concentrada nas versões com motor 1.0 TSI. Razão essa que coloca o motor 1.6 MSI como menos possível para o novo SUV.

Independentemente do motor a ser usado no modelo, o câmbio automático Tiptronic de seis marchas é presença mais do que garantida. O segmento de SUVs é dominado por modelos automáticos, tanto que Honda HR-V e Jeep Renegade desistiram de ser vendidos em versões manual. O T-Cross ainda conta com essa divertida opção, mas que corre risco de canibalização pelo novo SUV.

Volkswagen T alguma coisa

A única dúvida que ainda ronda sobre o novo SUV cupê é seu nome. A Volkswagen tradicionalmente batiza todos os seus SUVs com a letra T. A única exceção é o Atlas nos EUA, já que em outros mercados ele é batizado de Teramount. Atualmente a linha A Volkswagen tem T-Cross, T-Roc, Tiguan, Touareg, Teramount, Tayron e Tharu.

Para o Brasil, o nome Tarek já está atrelado ao SUV médio. Sobram três alternativas já registradas pela marca: T-Sport, T-Track e Taigun. O nome mais cotado até o momento é T-Sport, já que vai de acordo com a proposta mais esportiva do SUV cupê da Volkswagen derivado do Polo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.