entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sucessor do Ford Ka virá em 2021 inspirado no Focus

Quarta geração do hatch compacto crescerá para tomar lugar do Fiesta e ameaçar Polo, Onix e Argo

04/12/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A voraz concorrência no segmento de hatches compactos no Brasil fará com que a Ford mexa intensamente em seu modelo mais vendido, o Ka. A quarta geração do modelo tem estreia programada para 2021 e crescerá em todas as medidas, se igualando aos novos Chevrolet Onix, Fiat Argo, Volkswagen Polo e companhia.

Melhores destaques para você:
+ Ford Ka vende mais que VW Gol e Chevrolet Onix na Argentina
+ Ford Ka Sedan atropela VW Virtus em junho
+ Ford Ka Freestyle 1.0: um suspiro de aventura | Avaliação
+ Mirage e Attrage 2020 são Ford Ka e Ka Sedan da Mitsubishi

Essa alçada de medidas do Ka tem como objetivo suprir a ausência do Fiesta e até parcialmente a do Focus, como fez a Fiat ao substituir Palio, Punto e Bravo com o Argo. No Brasil e na Índia, os dois principais mercados do novo compacto internamente chamado de projeto BIDU, o Ka é o único hatch disponível no portfólio da Ford.

Ka grande

Assim, o Ford Ka 2021 adotará a plataforma global usada no Fiesta, ganhando porte e medidas mais generosas. Essa base servirá também ao próximo EcoSport que deixará de ser o SUV do Fiesta para assumir parentesco com o Ka. Hoje o hatch tem 3,94 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,52 m de altura, 2,49 m de entre-eixos e porta-malas de 257 litros, um dos menores do segmento.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Quando comparado aos rivais crescidinhos como o novo Onix, Polo e até o Argo, o Ka ficou pequeno: o Chevrolet é 22 cm mais longo, o VW tem 11 cm a mais no comprimento e o Fiat tem vantagem de 6 cm. Em porta-malas, a vantagem é de 43 litros no Argo e no Polo, enquanto o Onix tem 18 litros a mais decapacidade.

Veja aqui ofertas de Ka na sua cidade

Com isso, o próximo Ford Ka precisa crescer para encarar na mesma medida seus rivais e suprir a faixa de mercado antes pertencente ao Fiesta. No entanto, por conta do mercado indiano, é possível que o Ka não ultrapasse os 4 m de comprimento, como fez a Fiat com o Argo. Ainda assim, já é um bom incremento em relação ao modelo atual.

Ka, Focus e Fiesta em um

O visual será inspirado pela quarta geração do Focus vendida atualmente apenas na Europa e na China. Espere por uma carroceria mais angulosa, com volumes bem marcados e teto mais baixo, perdendo o ar de minivan. A ideia é fazer com que o Ka pareça um hatch bombado.

Além disso, a próxima geração do Ka deverá adotar grade frontal generosamente maior, com desenho mais sorridente. Como no Fiesta e também no Focus, o Ka 2021 poderá ter lanternas que se prolongam na tampa traseira.

Ka turbo?

O interior ganhará em sofisticação, mas terá de manter os plásticos duros para reduzir os custos. Central multimídia flutuante será mantida como padrão. Em mecânica, o Ka de quarta geração pode finalmente adotar versão flex do motor 1.0 EcoBoost turbo, repetindo a estratégia dos rivais.

O que é certo o novo Ford Ka manterá o 1.0 tricilíndrico de 85 cv e 10,7 kgfm de torque nas versões de entrada, visto que é um dos modelos mais potentes na faixa de entrada. O 1.5 Dragon três cilindros aspirado pode ser mantido em variantes intermediárias, repetindo a estratégia da Hyundai com o HB20 2020 que deixou o 1.6 na faixa do meio.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.