12/02/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Depois de revelar o primeiro teaser na semana passada, imagens da nova geração da Fiat Strada em gravação de comercial vazaram na internet, o que antecipou a revelação oficial da picape compacta. Pela primeira vez limpa e sem disfarces, a caminhonete mais vendida do Brasil será o primeiro carro da Fiat com logotipo novo.
Leia mais:
+ Argo GSR e Mobi GSR saem de linha
+ Fiat anuncia dois SUVs para o Brasil a partir de 2021
+ Ford Ka 2ª geração era um Fiat 500 disfarçado de mini-Fiesta
Única no mundo
Há um certo tempo a Fiat ensaiava a troca de seu logotipo nos modelos produzidos no Brasil e no mundo. Desde a estreia da segunda geração da Fiorino em 2013 e os subsequentes lançamentos traziam logotipo redondo vermelho na frente e o inscrito Fiat na traseira, sem o adorno vermelho.
Procurando uma Strada? Veja ofertas aqui
Os dois logos da Fiat em um mesmo carro foram aplicados em Argo, Toro, Cronos e Mobi logo em seu lançamento, enquanto o Grand Siena ganhou a mudança no ano passado. Agora com a Strada 2021 a Fiat passa a adotar seu novo logotipo na dianteira dos carros, sendo a picape o primeiro carro da marca com esse novo layout em todo o mundo.
Toro + Argo + Mobi
Rompendo totalmente com a família Palio para tomar certa independência, a Fiat Strada é uma mescla de elementos de Mobi, Argo e Toro. Do subcompacto vêm as portas, para-brisa e parte da plataforma. A parte traseira da base é derivada da Fiorino, mantendo a suspensão com feixe de molas que fez a fama da Strada.
Confira como vai ficar a Strada 2021 mais barata
Na segunda geração, a Fiat Strada tratou de sofisticar o design. Evidentemente inspirada no Argo, a dianteira carrega faróis espichados com um filete de LEDs na parte superior, a dúvida fica se trata-se de iluminação diurna ou luz de posição como a presente no Argo. O restante da iluminação é comum.
Nessa versão topo de linha, provavelmente batizada de Volcano como a irmã Toro, a Fiat Strada 2021 traz para-choque com visual robusto decorado por uma sessão em plástico cinza. A grade frontal filetada dá destaque para o novo logotipo e carrega um discreto friso cromado na parte superior.
Com a origem Mobi bastante disfarçada, a Fiat trouxe uma falsa saída de ar na lateral para casar com o vinco das portas. Os para-lamas quadrados fazem lembrar dos modelos da Jeep, que adotam o mesmo recurso para transmitir robustez.
Simule as parcelas do seu próximo carro aqui
Da Toro a nova Strada herda as lanternas traseiras com formato bastante semelhante e o desenho do santantônio que ajuda a disfarçar as proporções compactas da picape de quatro portas. Ela, aliás, é primeira caminhonete nessa categoria no mundo a adotar cabine dupla com quatro portas.
Novo e velho
A Fiat ainda não detalhou sobre a motorização da nova geração da Fiat Strada, porém rumores apontam para duas opções diferentes. As variantes de entrada manterão o motor 1.4 Fire flex de 88 cv e 12,5 kgfm de torque. Com ele a arcaica direção hidráulica seria mantida.
Já as opções mais caras da Strada 2021, como essa da foto, passarão a usar o 1.3 Firefley do Argo e do Cronos associado à direção elétrica. Com 109 cv e 14,2 kgfm, o motor ainda fica longe dos 132 cv e 18,9 kgfm que a atual Strada Adventure 1.8 oferece, porém entrega mais economia de combustível e torque em baixas rotações, algo importante para uma picape.
Câmbio manual de cinco marchas será mandatório na linha da picape, porém uma variante com câmbio automático CVT deverá ser oferecida, se não no lançamento da Strada 2021 em um segundo momento bastante breve.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro