07/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Enquanto muitos esperavam que a Sony apresentasse novos aparelhos eletrônicos na CES (Consumer Electronics Show) nos EUA, a marca japonesa surpreendeu ao revelar um carro 100% elétrico. Batizado de Vision-S, o modelo é uma espécie de Tesla Model S da Sony e apresenta diversas tecnologias interessantes.
Melhores destaques para você
+ Picape elétrica da Rivian tem modo curva de tanque
+ Chery registra novo Tiggo 100% elétrico na China
+ JAC aumenta preço de todos seus carros elétricos
Segundo a marca, o Vision-S “representa a fusão da tecnologia da Sony com a criatividade. É um vislumbre do futuro da mobilidade que representa a evolução da segurança, conforto, entretenimento e adaptabilidade”.
Maior que um Fusion
Ainda não está confirmado se o modelo será ou não produzido, mas a Sony liberou boa parte de seus dados mecânicos. Ele traz dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, com 271 cv de potência combinada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos e o Sony Vision-S chega até 240 km/h.
A autonomia total não foi revelada, mas o alto peso de 2.350 kg pode atrapalhar seu rendimento. Nas medidas, são 4,89 m de comprimento, 1,45 m de altura e 1,90 m de largura. Comparando a um Ford Fusion, o Sony Vision S é mais longo, porém mais baixo e estreito.
Te conheço?
Um dos itens tecnológicos mais interessantes do carro da Sony é o sistema de reconhecimento facial feito pelas câmeras externas. O sedã elétrico é capaz de identificar motorista e passageiro, liberando as portas realizar as programações de ar-condicionado, bancos e sistema de entretenimento de acordo com as preferências de quem se aproxima.
Além disso, o sistema de reconhecimento facial ainda permite monitorar o motorista e seus sinais vitais, assim se aparentar cansaço ou fadiga, a temperatura interna será ajustada e os níveis de auxílio ao condutor serão intensificados.
Ele traz ainda diversos sistemas de câmeras de monitoramento de segurança, retrovisores substituídos por câmeras de alta definição, além de uma infinidade de radares que permitem condução praticamente autônoma. A Sony garante que hoje ele suporta nível 2+ de autonomia, mas os sistemas eletrônicos estão prontos para a autonomia total nível 4.
Qual a senha da wi-fi?
Conectado à internet o tempo todo, o Sony Vision S permitirá utilização de vídeo-chamada ao dirigir, além de atualizações de software via nuvem, monitoramento e controle do carro pelo celular. Outro ponto interessante é o sistema de som Sony de arquitetura 360° com saídas de som no en
Porsche com Citroën e Tesla
Apesar de ser o primeiro carro da Sony, eles apostaram forte em design. O Vision-S é um sedã elétrico elegante, com visual futurista ao mesmo tempo que parece bem de acordo com 2020. Ele traz teto baixo com pintura contrastante, que junto ao vidro traseiro inclinado e tampa do porta-malas curta, criam um visual de cupê de quatro portas.
Faróis finos e arredondados lembram vagamente do Porsche Taycan, ao passo que o filete de LED que corta dos faróis e da o tom do logotipo da marca, é uma solução criativa e que remete aos Citroën. Na traseira, lanternas conectadas de LED dão um efeito visual elegante ao carro da fabricante do PlayStation.
Por dentro as duas telas dos retrovisores, o painel de instrumentos e a central multimídia de duas telas ficam todos integrados em uma grande barra preta de plástico. Há ainda uma sexta tela no console para controle dos sistemas do ar-condicionado. O visual é elegante e simples, mas sem o minimalismo exagerado do Tesla Model 3.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro