18/12/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Como transportar cães e gatos no carro?
+ Como transportar bebês e crianças com segurança no carro?
+ As leis de trânsito mais estranhas do mundo
Sabendo que essa prática tem sido cada vez mais comum, o iCarros vem alertar sobre os principais cuidados que devem ser tomados na hora de levar o seu cachorro, gato, papagaio ou outra qualquer outra espécie de bicho.
1 – Pet sempre no banco de trás
As regras do banco de trás são diferentes para seres humanos e pets. Sendo bem jovem ou mesmo passando dos 10 anos de idade, sempre o animal deve ir no banco de trás. Lá o pet estará mais tranquilo e poderá ficar mais confortável em uma cama ou caixa.
“A segurança de todos é o ponto em questão. O bem-estar do animalzinho também deve ser levado em conta. É preciso garantir que o seu pet tenha os devidos cuidados durante uma viagem de carro”, diz Thaís Matos, que é médica veterinária e atua na área de Confiança e Segurança da DogHero, uma das maiores empresas de serviços para pets da América Latina.
2- Cinto de segurança
O cinto de segurança vale para todos os passageiros do veículo, inclusive para os animais. É perigoso deixar o seu bichinho solto, afinal ele pode tirar a atenção do motorista, que ainda corre risco de ser multado.
Existem cintos de segurança desenvolvidos para os cães, por exemplo, funcionando como um extensor, pois são fixados no encaixe do cinto do carro, protegendo o peitoral seu animal de estimação.
No caso dos gatos, o ideal é utilizar as caixas próprias de transporte, que também devem ser protegidas com o cinto de segurança. Uma dica é você colocar os brinquedos e uma pequena coberta do animal dentro da caixa antes da viagem, assim ele poderá se sentir mais seguro.
3 – A melhor temperatura para o pet dentro do carro
A temperatura do ar-condicionado pode influenciar o conforto do animal. Se ele tiver bastante pelos, provavelmente vai curtir um ambiente um pouco mais fresco, enquanto outros, com pelos mais ralos, poderão sentir frio.
Na dúvida, opte por uma temperatura neutra, nem quente nem fria, por volta de 23ºC ou 24ºC. Esta será uma boa forma do seu animal se sentir confortável.
4 - Janela do carro fechada
Para evitar imprevistos, uma dica importante é de deixar os vidros do carro sempre fechados. Afinal não é todo animal que consegue passear igual o Enzo, do filme “Meu Amigo Enzo”, que é um cachorro apaixonado por carros e velocidade, assim como o seu dono Denny.
Mesmo os cachorros que gostam de espiar pela janela tomando vento podem estar sujeitos a enfrentar problemas de saúde, como uma dor de ouvido, prejudicando a audição, ou até a uma irritação nos olhos. Isso sem falar na falta de segurança com um eventual pulo do animal, colocando todos em risco no veículo. Portanto, tome cuidado.
5- Capas de proteção para os bancos
Se o seu animal não consegue segurar muito a hora de ir ao banheiro, uma dica é colocar fraldas e até capas de proteção nos bancos. A principal função da capa é de segurança, para que o pet não escorregue no banco, protegendo eventuais danos e desgastes à parte interna do veículo.
6- Check-up do pet antes da viagem
Assim como você, que deve fazer aquele “exame de rotina” no seu carro para ver se está tudo bem nele para a viagem, o mesmo vale para o seu animal. Leve o pet ao veterinário para que tenha segurança de que ele está saudável para encarar uma viagem de carro.
É importante levar a carteira de vacinação do animal na consulta, avisar o veterinário sobre a distância e outros detalhes da viagem. O profissional poderá receitar algum remédio para amenizar um possível desconforto do animal. Siga sempre os cuidados passados pelo veterinário.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro