entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sedã elétrico da Mercedes percorre 1.000 km sem recarga

Teste com o conceito Mercedes-Benz Vision EQXX foi feito em viagem que começou na Alemanha e terminou na França

16/05/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando os primeiros carros elétricos foram lançados, a autonomia era o calcanhar de Aquiles dos carros elétricos, já que ela não costumava ser de muitos quilômetros. Nos últimos anos isso tem sido melhorado, assim como os  pontos de recarga estão sendo ampliados. 

Paralelo a isso, o carro conceito Mercedes-Benz Vision EQXX atingiu uma marca importante ao rodar mais de 1.000 km com uma única carga.

Para que a marca fosse validada, o modelo apresentado pela marca da estrela de três pontas em janeiro teve a tomada de carga selada.

Além disso, a viagem foi seguida por um especialista independente do órgão europeu responsável pela certificação, o TÜV Süv. O trajeto começou em Sindelfingen, na Alemanha, passou pelos Alpes Suíços e pelo norte italiano, e chegou em Cassis, na Côte d’Azur, na França.

Ao final da viagem de mais de mil quilômetros, o modelo ainda apontava ter 15% de bateria a ser utilizada, o que renderia no Mercedes-Benz Vision EQXX mais 140 quilômetros de autonomia.

Desta forma, é possível afirmar que o veículo tem condições de, sem uma recarga, fazer uma viagem de São Paulo (SP) até Brasília (DF), ou fazer um “bate-volta” entre a capital paulista e o Rio de Janeiro (RJ).

Em trechos urbanos, o sedã teve um consumo de apenas 8,7 kWh/100 km, já em rodovias, o modelo andou em alguns pontos próximo ao limite de velocidade, e em outros a 140 km/h. Houve também variação no percurso, com subidas e descidas de montanhas, além de variação das condições climáticas ao longo da grande viagem.

O resultado foi possível muito por conta da aerodinâmica do Mercedes-Benz Vision EQXX, que conta com linhas suaves em sua carroceria e coeficiente de arrasto de apenas 0,17.

Além disso, há um difusor na parte traseira do modelo, que é acionado sempre que a velocidade supera os 60 km/h, melhorando o fluxo de ar. Até os pneus, fabricados pela Bridgestone, contam com paredes laterais com aerodinâmica otimizada para uso nas calotas das rodas de 20 polegadas.

Outro ponto que auxiliou o bom desempenho do Vision EQXX foi o peso do carro. Usando materiais como fibra de carbono, piso traseiro com fundição de alumínio e freio a disco em alumínio, o modelo, que usa uma bateria de 100 kWh de 495 quilos pesa, no total 1.754 kg.

O conjunto de motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência foi desenvolvida em parceria com os engenheiros da equipe Mercedes de Fórmula 1. O motor, instalado no eixo traseiro, gera 245 cv ao sedã, obtendo uma eficiência de 95% na transferência de potência para as rodas.

Internamente, chama atenção a gigantesca tela de navegação 3D, com nada menos que 47,5 polegadas e resolução 8K. O sistema ainda possui suporte para comandos de voz.

Não há previsão de chegada ao mercado do Mercedes-Benz Vision EQXX, tampouco expectativa de preço ou chegada ao País. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.