entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Santana MPV: quando a VW da China fez uma minivan do Santana

A bizarra minivan do Santana desenvolvida na China deveria ter entrado em produção, mas a matriz da Volkswagen detestou

10/10/2019 - João Brigato / Foto: Reprodução / Fonte: iCarros

Até 1980 os chineses eram proibidos de comprar carros. A mudança de regras na virada da década abriu portas para um gigantesco mercado ainda não explorado. A Volkswagen foi uma das primeiras a se aventurar com o sedã Santana que imediatamente fez sucesso, tanto que é produzido lá até hoje.

Grand Santana

Na tentativa de expandir o mercado, o Volkswagen Santana daria origem a uma família que iria além de sua irmã perua Santana Variant (conhecida aqui como Quantum). O primeiro modelo derivado desenvolvido exclusivamente na China foi a Santana MPV, ou SVW7181 como foi batizada originalmente pela Shangai-Volkswagen.

Veja aqui ofertas de carros da Volkswagen na sua cidade

A ideia da Shangai-Volkswagen era reduzir ao máximo os custos de produção e de desenvolvimento. Por isso a minivan teria exatamente o mesmo entre-eixos (2,54 m) e comprimento (4,54 m) do Santana para não haver necessidade de mexer na plataforma. Além disso, o maior número possível de componentes seria aproveitado.

Simule quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro

Isso incluía a motorização: em 1989, quando a minivan foi desenvolvida, o Volkswagen Santana chinês usava motor 1.6 quatro cilindros aspirado de parcos 87 cv. Havia ainda um 1.8 de 94 cv introduzido em 1987.

Santana de salto

O visual assinado por Zhong Boguang era inegavelmente reconhecido como do Santana. A Santana MPV SVW7181 trazia os mesmos faróis, para-choque e grade frontal do sedã. As lanternas traseiras vinham da Quantum, ao passo que o desenho das portas era idêntico ao dos irmãos até a região do vidro.

Procurando um Santana para chamar de seu? Veja ofertas

A ideia de economizar custos ao extremo fez com que o estilo da Santana MPV ficasse bizarro. Ela tinha janelas praticamente retas e área envidraçada muito grande para uma linha de cintura baixa.

O vidro dianteiro na mesma inclinação do capô faz lembrar as primeiras Renault Espace, porém com menos harmonia. Já a traseira era drasticamente reta e não casava com o restante do visual. Por dentro, o mesmo painel, volante e componentes internos do Santana e da Quantum. A única diferença é que a Santana MPV tinha terceira fileira de bancos.

Nein, nein, nein!

E foi por conta desse compartilhamento extremo que a minivan não foi para a frente. Quando o projeto passou à matriz para aprovação, a Volkswagen detestou. A primeira medida foi exigir a remoção do VW do nome-código de projeto. Assim, a SVW7181 passou a ser SH7181, onde SH significa Shangai, a parceira da Volkswagen na China.

Os pregos no caixão da Santana MPV foram colocados ao constatar que a plataforma era leve demais para uma minivan, não sendo capaz de carregar a quantidade de carga necessária além de ser instável em velocidades altas. Com a desaprovação da matriz para produzi-la, a minivan do Volkswagen Santana morreu, enquanto o Santana original foi feito até 2013 inalterado.  

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.