A 24ª edição da São Paulo Fashion Week, que aconteceu em janeiro, trouxe novidades não apenas para os admiradores da moda, mas também para os apaixonados por carro. O estilista Alexandre Herchcovitch apresentou uma versão do Fiat Punto customizada por ele.
O veículo ganhou capota de acrílico, pintura especial, que dá aspecto áspero e rugoso ao modelo e, internamente, revestimento de couro desgastado nos bancos. Não há intenção de comercializar o modelo. Além disso, repetindo o que aconteceu em 2007, Herchcovitch apresentou no Espaço Fiat por Alexandre Herchcovitch, uma coleção de roupas com o nome da marca.
Além de calças jeans e camisetas, o estilista assina também tênis, sapatos e acessórios, como cintos e luvas. A coleção estará disponível para venda entre março e abril, nas lojas de Herchcovitch e na Surface to Air.
Outros estilistas, como Ronaldo Fraga e Gisele Nasser, também fizeram camisetas exclusivas para a Fiat. As FiaT-Shirts, como são chamadas, custam R$ 75 e podem ser compradas na loja Banca de Camisetas, pelo site www.bancadecamisetas.com.br ou www.fiatfashion.com.br.
Para o diretor de publicidade e marketing da Fiat, João Batista Ciaco, a moda é usada como uma plataforma de comunicação: 'investir em moda é a melhor forma de atingir o chamado público alternativo. São pessoas vidradas em novidades e ligadas nas últimas tendências'. Sobre o retorno da SPFW, Ciaco é enfático: 'A SPFW só faz sentido ao se juntar a todos os outros veículos de comunicação, não de forma isolada'.
Mas é fashion usar roupa de marca de carro? Andréa Levy, estudante do 5º semestre de moda da Universidade Anhembi Morumbi, acha que é brega. Para ela, quem aprecia apenas moda não usaria uma roupa com a marca de um carro estampada. 'Para usar este tipo de roupa tem que gostar mais de carro do que de moda. Mas é uma boa estratégia de marketing.'
Apostando nesta estratégia, a Chevrolet fez, na virada do ano, uma parceria com a grife Maria Bonita para divulgar o lançamento da Meriva Easytronic. A linha So easy. So tronic é voltada ao público feminino, com roupas que trazem conceito de versatilidade, a fim de fazer uma comparação ao novo câmbio do veículo.
Entre as peças, por exemplo, uma calça jeans que se transforma em saia, por meio de zíperes. No site www.chevrolet.com.br/easytronic é possível conferir todas as peças da coleção, além de ficar mais interado sobre o câmbio easytronic. As roupas estão à venda nas lojas Maria Bonita Extra. Confira os endereços no site www.mariabonitaextra.com.br.