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Renault não desistiu da picape Alaskan para o Brasil

Ao contrário da Mercedes-Benz Classe X que foi definitivamente cancelada, Renault Alaskan ainda pode ser lançada

17/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A novela das picapes Nissan Frontier, Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X acaba de ganhar um novo capítulo. Depois de adiada várias vezes, e até ter sido especulado seu cancelamento total, o projeto de produzir a caminhonete da Renault na Argentina e importá-la para o Brasil voltou ao radar da marca.

Enquanto a Frontier segue firme no mercado nacional, apesar de frequentemente figurar na última posição do ranking de picapes médias mais vendidas, a situação de Classe X e Alaskan foi completamente diferente. A princípio ambas seriam produzidas no pais hermano em 2019, o que não ocorreu.

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Depois que a relação entre Mercedes-Benz e a Aliança Renault Nissan estremeceu e as vendas na Europa foram muito aquém do esperado, os planos de fabricação da Classe X na Argentina foram cancelados. Nem mesmo como importada há essa possibilidade.

Futuro da Alaskan

No caso da Renault Alaskan, que até então parecia engavetada, Juan Manuel Alliati, novo gerente de produto da Renault Argentina, em entrevista ao Argentina Autoblog, ressaltou que “o projeto da picape Alaskan está mais vivo do que nunca e vemos em 2020 uma oportunidade para lançá-la”.

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Segundo o executivo, a fábrica de Córdoba de onde sai Frontier e futuramente Alaskan, tem capacidade de produção para 70 mil picapes ao ano. A maior parte desse volume tem como objetivo as exportações, em especial para o Brasil.

Parentesco íntimo

Sua irmã de projeto Nissan Frontier é equipada no Brasil com motor diesel 2.3 quatro cilindros turbo de 160 cv e 41 kgfm de torque na versão de entrada S enquanto as demais variantes entregam 190 cv e 45,9 kgfm.

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A transmissão automática de seis marchas é padrão na linha, exceto na versão S que traz caixa manual de seis marchas. Já a tração nas quatro rodas está presente em todas as Frontier. A Renault Alaskan deverá seguir exatamente a mesma configuração, provavelmente abrindo mão apenas do câmbio manual e da variante menos potente do motor diesel.

O problema a ser resolvido agora por Renault e Nissan é encontrar uma maneira de fazer Alaskan e Frontier conviverem pacificamente sem se canibalizarem. A quantidade de concessionárias da Renault é maior que a da Nissan, mas não há mesma tradição no segmento.

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Além disso, há o agravante de a Frontier já não ser a campeã de vendas do segmento. Com a Alaskan praticamente idêntica pode haver ainda mais diluição na sua comercialização. Na Frontier os preços vão de R$ 140.990 pela versão de entrada S e vão até R$ 197.990 pela topo de linha LE, e é nesse espaço que a Renault Alaskan terá de se encaixar.

Fonte: Argentina Autoblog

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