28/04/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Uma publicação no jornal alemão Spiegel divulgou que a Renault limitará a velocidade máxima de seus carros novos em 180 km/h. O primeiro modelo a ter esse limitador será o Megane eVision. A informação foi confirmada pela própria montadora francesa.
Segundo o CEO da empresa, Luca de Meo, a grande maioria dos acidentes fatais tem relação direta com as altas velocidades dos veículos envolvidos.
Não custa nada lembrar de que são raros os locais do mundo em que se pode acelerar acima dos 150 km/h, de acordo com as regras de trânsito. E nesses locais, como acontece em algumas rodovias alemãs, o motorista provavelmente vai escolher um modelo esportivo.
Leia mais:
+ Honda anuncia prazo para fim de seus carros a combustão
+ O Jeep Renegade Moab vale a pena?
+ Hyundai, Vivo e Bluelink se unem em novo serviço do HB20
O novo sistema da Renault deverá funcionar como um “safety coach” (escudo de segurança), ajustando a velocidade máxima conforme os limites do local, levando em conta as condições de relevo, curvas, clima e até a própria condição do motorista.
Por enquanto a promessa é de que apenas os novos modelos da Renault lançados na Europa terão esse serviço de segurança. A montadora ainda não confirmou esse limitador para o Brasil e outras partes do mundo.
A sueca Volvo já havia anunciado essa medida há pouco mais de um ano, colocando exatamente a mesma limitação de velocidade a partir dos lançamentos realizados em 2020.
É bem provável que outras montadoras embarquem nessa onda de estabelecer limites de velocidade para os seus carros, principalmente pensando na segurança dos motoristas e do trânsito em geral.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro