entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Renault Duster 2021 chega mais sofisticado que o Captur

Com preços que vão de R$ 71.790 a R$ 87.490, Renault Duster 2021 quer deixar de ser coadjuvante no segmento

04/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

No voraz mercado de SUVs compactos manda quem tem mais atrativos. Dominado por Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta, a categoria tem rivais de praticamente todas as marcas, algumas até mais de um como é o caso da Renault que começa 2020 com a nova geração do Duster.

Leia mais:
+ Renault Captur Bose: experiência audiovisual | Avaliação
+ Renault Duster 2020 tem itens grátis na pré-venda
+ Novo Sandero automático: fazendo o dever de casa | Avaliação

Dividindo atenção nas concessionárias com seu irmão Captur, o novo Duster 2021 ganhou mais sofisticação, itens ainda não vistos em Renaults no Brasil e preço bastante competitivo que vai de R$ 71.790 a R$ 87.490.

Novo de corpo, nem tanto de alma

Apesar de ser tratado como uma nova geração, o Duster manteve a plataforma e motorização de antes. Contudo, nenhuma chapa externa da carroceria ou itens grandes de acabamento interno foram mantidos. O design é evolutivo, ou seja, ainda é reconhecido facilmente como um Duster.

Tal como aconteceu com Sandero, Logan e Stepway, o Duster 2021 traz luzes diurnas de LED contornando os novos faróis quadrados. A grade frontal é inspirada nos SUVs europeus da Renault e traz três barras cromadas horizontais e logotipo em destaque.

Procurando um Duster? Veja as ofertas aqui

Com linha de cintura mais alta o novo Duster parece mais sofisticado e robusto, contribui para a modernidade o para-brisa mais inclinado. Há ainda uma falsa saída de ar lateral que abria o repetidor de seta.

A traseira promete ser o ponto de discórdia do Duster, já que o modelo ganhou lanternas quadradas com elementos internos praticamente idênticos aos do Jeep Renegade. Ao menos o visual de Duster ainda está lá no recorte dos vidros e no desenho da chapa lateral.

As opções de cor para a carroceria são branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, preto Nacré e a inédita azul Iron.

Questão de estilo

Se por fora o Duster mostrou uma evolução, por dentro está mais para revolução. O desenho ficou mais sofisticado com elementos horizontalizados destacando a nova central multimídia EasyLink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.

A nova central traz possibilidade de configurar cinco perfis diferentes para cada condutor e parear até seis celulares simultaneamente. A Renault também promete a possibilidade de realizar duas chamadas telefônicas ao mesmo tempo, algo que na prática deve ser bastante confuso.

Com plásticos de melhor qualidade e encaixes melhores, a cabine do Duster 2021 ficou mais refinada e traz itens inéditos. Ele ganhou chave-cartão que permite dar partida por botão, sistema de câmeras 360°, novo volante do Sandero, ar-condicionado digital de uma zona, sensor de chuva e farol e alerta de ponto cego.

Vai trocar de carro? Simule aqui as parcelas

Os bancos dianteiros do novo Duster também são novos e receberam espumas melhores com apoio lateral ampliado, encosto com maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço. O porta-malas manteve os 475 litros de antes e é um dos maiores da categoria.

Mudanças nos detalhes

Não é agora que o Renault Duster ganhou o tão aguardado motor 1.3 TCe turbo, que é aguardado para o final do ano. Para a estreia ele traz apenas o já conhecido 1.6 SCe quatro cilindros flex de 120 cv e 16,2 kgfm de torque. A novidade fica por conta do sistema start-stop para os modelos manual e automático. 

A transmissão manual de cinco marchas está disponível apenas na versão de entrada Zen, enquanto a Intense e a Iconic já vem de série com a caixa X-Tronic CVT da Nissan. Para o Duster Zen 2021, o câmbio automático é opcional. O motor 2.0 foi aposentado assim como a versão 4x4.

Uma mudança bastante aguardada no Duster é a troca da arcaica direção eletro-hidráulica pela totalmente elétrica. No novo modelo o esforço foi reduzido em 35% além de precisar de menos voltas de batente a batente. Além disso, por ser elétrica progressiva, a direção fica mais firme na estrada e mais leve na cidade.

Com essas mudanças a Renault promete consumo urbano com etanol no Duster manual de 7,7 km/l enquanto o automático registra 7,2 km/l. Na estrada eles vão a 7,8 km/l, independentemente do câmbio. Com gasolina o Duster manual faz 11,2 km/l e o automático vai a 11,1 km/l, já na estrada registram respectivamente 11,2 km/l  e 11,1 km/l.

Segundo a Renault, o Duster 2021 atinge os 100 km/h em 11,4 segundos na versão manual e 12 segundos cravados quando equipado com câmbio CVT. A velocidade máxima é de 173 km/h.

Foram feitos também reforços estruturais no novo Renault Duster, que o deixaram 12,5% mais rígido. A marca francesa garante novos materiais de isolamento acústico que melhoraram drasticamente a redução de ruído. O sistema de som também foi melhorado e agora traz 6 alto-falantes quando equipado com a central multimídia. 

Preços e versões

Zen – R$ 71.790

Itens de série: Direção elétrica, ar-condicionado manual, LED diurno​, airbags dianteiros​, assistente de partida em rampa, vidro elétrico nas quatro portas​​, trava elétrica​, banco do motorista com regulagem de altura​, rodas de aço de 16​ polegadas rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete​.

Opcionais: Multimídia EasyLink​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16 polegadas.

Zen CVT – R$ 77.790

Itens de série: versão Zen + ponteira do escapamento cromada.

Opcionais: Multimídia EasyLink, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16 polegadas.

Intense CVT – R$ 83.490

Itens de série: versão Zen CVT + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, barras de teto cromadas​, aplique prateado nos para-choques​, faróis de neblina​, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16 polegadas​, vidros elétricos com função um toque​, volante em couro​, sistema multimídia EasyLink, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado digital​ e piloto automático.

Opcionais: banco de couro e Kit Ousider (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto).

Iconic CVT – R$ 87.490

Itens de série: versão Intense CVT + câmera 360°, alerta de ponto cego, sensor de farol, chave presencial, rodas de liga leve 17 polegadas e apoio de braço.

Opcional: Kit Ousider (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto).

Kits

Nas concessionárias a Renault oferecerá kits opcionais diferentes. São eles: Kit Conforto (tilt down, apoio de braço e tapete de carpete), kit Família (central multimídia, câmera de ré e frisos na cor do veículo), Kit Viagem (barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora) e kit Aventura (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso para porta).

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.