04/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
No voraz mercado de SUVs compactos manda quem tem mais atrativos. Dominado por Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta, a categoria tem rivais de praticamente todas as marcas, algumas até mais de um como é o caso da Renault que começa 2020 com a nova geração do Duster.
Leia mais:
+ Renault Captur Bose: experiência audiovisual | Avaliação
+ Renault Duster 2020 tem itens grátis na pré-venda
+ Novo Sandero automático: fazendo o dever de casa | Avaliação
Dividindo atenção nas concessionárias com seu irmão Captur, o novo Duster 2021 ganhou mais sofisticação, itens ainda não vistos em Renaults no Brasil e preço bastante competitivo que vai de R$ 71.790 a R$ 87.490.
Novo de corpo, nem tanto de alma
Apesar de ser tratado como uma nova geração, o Duster manteve a plataforma e motorização de antes. Contudo, nenhuma chapa externa da carroceria ou itens grandes de acabamento interno foram mantidos. O design é evolutivo, ou seja, ainda é reconhecido facilmente como um Duster.
Tal como aconteceu com Sandero, Logan e Stepway, o Duster 2021 traz luzes diurnas de LED contornando os novos faróis quadrados. A grade frontal é inspirada nos SUVs europeus da Renault e traz três barras cromadas horizontais e logotipo em destaque.
Procurando um Duster? Veja as ofertas aqui
Com linha de cintura mais alta o novo Duster parece mais sofisticado e robusto, contribui para a modernidade o para-brisa mais inclinado. Há ainda uma falsa saída de ar lateral que abria o repetidor de seta.
A traseira promete ser o ponto de discórdia do Duster, já que o modelo ganhou lanternas quadradas com elementos internos praticamente idênticos aos do Jeep Renegade. Ao menos o visual de Duster ainda está lá no recorte dos vidros e no desenho da chapa lateral.
As opções de cor para a carroceria são branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, preto Nacré e a inédita azul Iron.
Questão de estilo
Se por fora o Duster mostrou uma evolução, por dentro está mais para revolução. O desenho ficou mais sofisticado com elementos horizontalizados destacando a nova central multimídia EasyLink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
A nova central traz possibilidade de configurar cinco perfis diferentes para cada condutor e parear até seis celulares simultaneamente. A Renault também promete a possibilidade de realizar duas chamadas telefônicas ao mesmo tempo, algo que na prática deve ser bastante confuso.
Com plásticos de melhor qualidade e encaixes melhores, a cabine do Duster 2021 ficou mais refinada e traz itens inéditos. Ele ganhou chave-cartão que permite dar partida por botão, sistema de câmeras 360°, novo volante do Sandero, ar-condicionado digital de uma zona, sensor de chuva e farol e alerta de ponto cego.
Vai trocar de carro? Simule aqui as parcelas
Os bancos dianteiros do novo Duster também são novos e receberam espumas melhores com apoio lateral ampliado, encosto com maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço. O porta-malas manteve os 475 litros de antes e é um dos maiores da categoria.
Mudanças nos detalhes
Não é agora que o Renault Duster ganhou o tão aguardado motor 1.3 TCe turbo, que é aguardado para o final do ano. Para a estreia ele traz apenas o já conhecido 1.6 SCe quatro cilindros flex de 120 cv e 16,2 kgfm de torque. A novidade fica por conta do sistema start-stop para os modelos manual e automático.
A transmissão manual de cinco marchas está disponível apenas na versão de entrada Zen, enquanto a Intense e a Iconic já vem de série com a caixa X-Tronic CVT da Nissan. Para o Duster Zen 2021, o câmbio automático é opcional. O motor 2.0 foi aposentado assim como a versão 4x4.
Uma mudança bastante aguardada no Duster é a troca da arcaica direção eletro-hidráulica pela totalmente elétrica. No novo modelo o esforço foi reduzido em 35% além de precisar de menos voltas de batente a batente. Além disso, por ser elétrica progressiva, a direção fica mais firme na estrada e mais leve na cidade.
Com essas mudanças a Renault promete consumo urbano com etanol no Duster manual de 7,7 km/l enquanto o automático registra 7,2 km/l. Na estrada eles vão a 7,8 km/l, independentemente do câmbio. Com gasolina o Duster manual faz 11,2 km/l e o automático vai a 11,1 km/l, já na estrada registram respectivamente 11,2 km/l e 11,1 km/l.
Segundo a Renault, o Duster 2021 atinge os 100 km/h em 11,4 segundos na versão manual e 12 segundos cravados quando equipado com câmbio CVT. A velocidade máxima é de 173 km/h.
Foram feitos também reforços estruturais no novo Renault Duster, que o deixaram 12,5% mais rígido. A marca francesa garante novos materiais de isolamento acústico que melhoraram drasticamente a redução de ruído. O sistema de som também foi melhorado e agora traz 6 alto-falantes quando equipado com a central multimídia.
Preços e versões
Zen – R$ 71.790
Itens de série: Direção elétrica, ar-condicionado manual, LED diurno, airbags dianteiros, assistente de partida em rampa, vidro elétrico nas quatro portas, trava elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de aço de 16 polegadas rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete.
Opcionais: Multimídia EasyLink, faróis de neblina e rodas de liga leve 16 polegadas.
Zen CVT – R$ 77.790
Itens de série: versão Zen + ponteira do escapamento cromada.
Opcionais: Multimídia EasyLink, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16 polegadas.
Intense CVT – R$ 83.490
Itens de série: versão Zen CVT + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16 polegadas, vidros elétricos com função um toque, volante em couro, sistema multimídia EasyLink, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado digital e piloto automático.
Opcionais: banco de couro e Kit Ousider (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto).
Iconic CVT – R$ 87.490
Itens de série: versão Intense CVT + câmera 360°, alerta de ponto cego, sensor de farol, chave presencial, rodas de liga leve 17 polegadas e apoio de braço.
Opcional: Kit Ousider (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto).
Kits
Nas concessionárias a Renault oferecerá kits opcionais diferentes. São eles: Kit Conforto (tilt down, apoio de braço e tapete de carpete), kit Família (central multimídia, câmera de ré e frisos na cor do veículo), Kit Viagem (barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora) e kit Aventura (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso para porta).
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro