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Quanto custa carregar um carro elétrico?

Valor de recarga com energia elétrica pode ser cinco vezes mais barato do que abastecer um carro a gasolina

28/01/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Os carros elétricos aos poucos vão ganhando espaço dentro do cenário automotivo nacional, mas você sabe quanto custa “abastecer” um carro com motor 100% elétrico?   

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Uma das grandes variáveis de quem tem um carro com motor a combustão é o custo da gasolina, que tem subido com frequência nos últimos meses. Essa é uma preocupação que os donos de veículos elétricos não precisam ter. Mas afinal, é vantajoso ter um elétrico?  

Cálculo para veículo de motor a combustão 

Para fazer uma comparação, vamos calcular o valor dos principais combustíveis usados e multiplicar pelo tamanho de um tanque médio de 60 litros.  Levando em conta que demore 1 mês para que esse tanque acabe e você precise voltar ao posto.  

Então para se abastecer um carro a combustão em São Paulo, onde a gasolina custa em média R$ 4,31 por litro, o consumidor vai gastar em média 259 reais para completar um tanque de 60 litros. 

Em uma estimativa média de que o carro faça 10km/l, o dono do veículo poderá percorrer aproximadamente 600 km por mês com esse carro de motor a combustão. Vale ressaltar que os valores podem variar dependendo de região, veículo e combustível.  

Cálculo para veículo com motor elétrico 

Para um carro elétrico, vamos calcular os valores multiplicando o número de Watt pelo tempo em que o veículo ficou ligado na tomada, chegando então ao valor em quilowatt-hora (kWh). 

Se o proprietário usar uma tomada comum de 110V-20A, a potência máxima será de 2.200 W. Então se o carro ficou ligado na tomada por 12 horas, por exemplo, o gasto foi de 26,4 kWh, neste caso em que vamos calcular.  

Em São Paulo, em janeiro de 2021, o preço do kWh é de R$0,85 por hora. Esse valor também pode variar de acordo com a região em que o carro será carregado.

Em um cálculo de valor aproximado, o proprietário vai consumir 26,4 KWH a R$0,85 (26,4 kWh x R$0,85), com o preço final da carga custando R$ 22,44 reais por recarga feita nestas condições.  

Hoje as baterias mais comuns comercializadas nos veículos elétricos têm uma média de 40 kWh a 60 kWh e uma autonomia com bateria em 100% fica em torno de 300 km. Então, nessas condições, se o proprietário for rodar os mesmos 600 km do automóvel a combustão, ele gastará em média R$ 44,88 de energia elétrica. 

Vendo assim parece que a vantagem dos elétricos é gigante, mas vários outros fatores devem ser levados em conta. Eles ainda demandam um investimento muito alto no Brasil, por exemplo. O elétrico mais barato no País é o JAC IEV 20, que chega a custar em torno de R$ 139.900.  

Outro ponto é que o sistema de recarga de carros elétricos ainda está engatinhando por aqui. Poucos postos de recarga são encontrados e geralmente em grandes centros urbanos ou em rodovias próximas das capitais.

Média de custo por ano entre modelos elétricos e a combustão 

Considerando os dados que calculamos acima, para manter um carro à combustão abastecido durante um ano, em média, o proprietário vai desembolsar R$3.108.  

Nesta conta, ainda devem ser adicionadas as manutenções periódicas e os impostos de regularização do veículo. Segundo apuração feita pelo portal UOL, um veículo completo e com um valor próximo de R$112.990 (Corolla), o proprietário vai gastar em média R$36.500 reais por ano para ser mantido (incluindo depreciação). 

Considerando apenas o primeiro ano, o mesmo irá desembolsar em média R$152.598 - dados referentes a um veículo de R$ 112.990.  

Agora, considerando os dados do JAC IEV 20, que custa R$139.000, utilizamos os valores referentes aos gastos de recarga de um carro elétrico.

Além disso, adicionamos os valores médios de regularização (IPVA) do próprio JAC IEV 20 e os valores idênticos aos que foram usados no carro a combustão, como seguro, garagem e lavagens.  

Com isso, o proprietário gastará em média R$152.053 para manter esse veículo no primeiro ano, considerando o valor de compra mais os R$13.053 de manutenção.

Lembrando que esses custos podem fazer os valores subirem ou descerem, pois não existem dados da média de preço, considerando que se trata de uma nova tecnologia e o carro elétrico recebe alguns descontos em São Paulo (IPVA e isenção de rodízio). 

Para se ter uma noção da diferença de preços entre carros do mesmo modelo e marca, um JAC iEV 40, elétrico que tem as mesmas medidas do T40 mt, custa a partir de R$ 209.900, enquanto o irmão movido a álcool e gasolina custa a partir de R$ 81.990.   

O carro elétrico, no entanto, tende a ter um custo menor para ser mantido e isso faz com que o retorno de investimento apareça em longo prazo, principalmente se olharmos para o combustível. 

No final das contas, cada um sabe de suas necessidades. Se você tem um ciclo mais urbano, o carro elétrico na maioria das vezes se encaixará em sua realidade tranquilamente.

Caso tenha um ciclo mais de estrada, o carro elétrico pode não ser uma boa opção ainda, mas no mercado há algumas soluções para quem não quer ficar de fora dos dois mundos: os híbridos, que compilam as vantagens de ambos. 

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