entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Purosangue, SUV Ferrari ganha formas definitivas

Primeiro utilitário produzido pela marca de superesportivos é flagrada disfarçada

09/12/2021 - Henrique Koifman|RF1 / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma das últimas marcas de supermáquinas de luxo a se render à tendência global pelos SUVs, a Ferrari já está testando o Purosangue, seu primeiro modelo nesse segmento, com suas linhas de carroceria definitivas – como mostram fotos feitas nos arredores de Maranello, onde fica sua fábrica, na Itália.

Embora fosse tido como certo para chegar ao mercado, o primeiro esportivo utilitário da Ferrari ainda não tinha sido visto vestindo sua “própria roupa”.

Até aqui, o máximo que os incansáveis paparazzi automotivos haviam flagrado era uma versão modificada do Levante, modelo da parceira Maserati – que utiliza motores da montadora do cavalinho empinado em seus carros. 

Pelos contornos vistos agora, dá para perceber que o Projeto 175 – como é chamado pelos engenheiros ferraristas – será um pouco mais compacto que o Levante e, também, que o SUV de seu grande rival, o Urus, da Lamborghini. 

Mas é quase certo que ele tenha quatro portas, algo que só foi visto antes em raros protótipos e unidades exclusivas que a marca construiu (há um deles no Museu Ferrari de Modena). Mas, tal como os modelos, digamos, mais familiares da montadora, como a finada FF, só haverá acomodações para quatro pessoas.

Isso porque, embora tenha cedido ao mercado e vá lançar um carro mais alto, a Ferrari não abre mão da esportividade total. Para isso, deve oferecer versões bastante brabas do futuro modelo, provavelmente com os conjuntos que hoje já equipam sua linha, como os V12 e V8 a combustível ou um V6 combinado à propulsão elétrica, numa receita híbrida que empurra as quatro rodas e produz mais de 800cv de potência.

Nesse mesmo espírito, a silhueta da carroceria indica que o Purosangue terá pinta de cupê, com a parte traseira mais baixa. E há quem diga que, na Ferrari, há uma determinação para que o carro não seja chamado de SUV, mas sim de FUV, de “Ferrari Utility Vehicle”, para se diferenciar de todo o “resto”.

É claro que, para que ultrapotência de supercarro e altura de SUV só funcionam bem juntas com um  bom apoio tecnológico. Espera-se que o pacote de assitências e anjos da guarda eletrônicos – já presentes em outros modelos da marca –, seja também dos mais generosos.

Potência e falta de modéstia são marcas registradas da marca criada pelo Comendador Enzo Ferrari, um sujeito inovador e, principalmente, ultracompetitivo, que jamais entraria em uma corrida para perder, ainda que para isso precisasse arriscar muito.

Se vai dar certo? Esperemos na linha de chegada – ou, pelo menos, lá pelos meados de 2023. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.