entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Punto voltará com plataforma de Corsa e pode substituir Argo

Fiat precisa de um hatch compacto na Europa e o resgate do Punto pode vir de sua nova parceira, a PSA

27/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de 25 anos de serviços prestados na Europa, o Fiat Punto foi aposentado em 2018 na Europa praticamente ao mesmo tempo em que foi substituído pelo Argo no Brasil. Contudo, ao contrário do nosso mercado, os europeus não tiveram um substituto para o icônico Fiat, mas isso vai mudar, garante a marca.

Leia mais:
+ Fiat prepara SUV com porte de Compass baseado no Tipo
+ Fiat e Jeep voltam a fabricar carros no Brasil
+ Por R$ 99.790, Fiat Fiorino ganha versão Ambulância

Em entrevista à revista AutoExpress, Olivier François, CEO da Fiat Europa comentou que a Fiat “precisa de um compacto. Isso não é mistério. É um projeto que tem sito adiado constantemente, mas agora está em desenvolvimento".

Encontre seu novo Punto aqui

Esse segmento sempre foi muito forte para a Fiat em sua história global com Uno, Palio e Punto. Ficar sem um hatch compacto, por mais que o segmento esteja encolhendo, não é interessante para a Fiat. O Panda, versão européia do Uno, é pequeno demais para o segmento

Aqui no Brasil a categoria dos compactos é representada pelo Argo, modelo desenvolvido totalmente para o nosso mercado e que chegou a ser cogitado para a Europa e Índia, mas o projeto acabou não vingando. Para substituir o Punto na Europa, a ajuda virá do grupo PSA.

Corsa, Punto e 208

Fiat e PSA estão em um noivado que espera apenas a estabilização do mercado para ter as alianças trocadas. Esse casamento possibilitará à Fiat ter acesso à plataforma CMP modular que hoje dá vida aos compactos Peugeot 208 e Opel Corsa. Ironicamente, o Fiat Punto e a geração anterior do Corsa usavam a mesma plataforma.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

O novo Punto se beneficiaria do custo diluído da plataforma, além de possibilitar a criação de versões híbridas ou totalmente elétricas, algo que já ocorre em Corsa e 208. Com o desenvolvimento ainda em estágio inicial, o modelo deverá demorar de 3 a 4 anos para aparecer na Europa.

Vingança do Punto no Brasil?

No Brasil, é existe a possibilidade que esse novo Punto, ou qualquer outro nome que o modelo venha a receber, substitua o Argo. Sendo global e com modelos da PSA futuramente produzidos no Brasil com a plataforma CMP, o custo para esse novo hatch compacto seria menor do que desenvolver uma nova geração do Argo somente para o Brasil.

Fonte: AutoExpress

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.