O Grupo PSA, detentor das marcas Peugeot e Citroën aproveitou a conferencia internacional ambiental Rio+20, que acontece esta semana no Rio de Janeiro, para mostrar o que a marca chamou de os carros de série, equipados com motor a combustão ou híbridos, com menor nível de emissões de CO2/km a rodar no Brasil.
Os modelos em questão são os 3008 HYbrid4 e DS5 HYbrid4, que já são vendidos na Europa, mas pela primeira vez foram apresentados no País. Os carros estão rodando na Cidade Maravilhosa abastecidos com o biodiesel B30, combustível desenvolvido pelo Projeto Biodiesel Brasil, uma parceria entre a PSA e o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas) da Universidade de São Paulo, e são equipados com a tecnologia HYbrid4.
Os modelos equipados com essa tecnologia levam um motor movido a propulsão, nesse caso a diesel, somado a outro motor elétrico, posicionado na parte traseira do carro. O conjunto trabalha eletronicamente e não precisa de nenhuma ligação mecânica para funcionar. Essa configuração permite que os carros consumam menos combustível e ainda proporciona ganho de potência, além de equipar os modelos com tração integral.
Para se ter uma noção da diminuição de gases poluentes o Grupo PSA liberou os números de emissão dos carros equipados com o HYbird4 e fez uma comparação com um modelo 1.0 flex: Um carro popular pesando 800 Kg e equipado com motor 1.0 com 70 cv de potência emite 100g de CO2/km (sendo o nível mais baixo entre os modelos vendidos no Brasil), e isso, sem serem equipado com ar-condicionado ou direção hidráulica, itens que aumentam o nível de emissão. Já os modelos equipados com a tecnologia HYbird4, mesmo equipados com componentes de conforto como ar e direção, emitem 74g de CO2/km, mesmo pesando em média 1.660 Kg (modelos utilizados nos testes).