15/06/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O automóvel individual ainda é a opção mais segura de transporte, pois ele evita a aglomeração de pessoas e o risco de contágio é menor se comparado ao transporte público e coletivo.
A Tempo Tem, startup de serviços para casa e automóveis, registrou um aumento nos serviços automotivos nas últimas semanas e a diretora Bianca Amaral destaca que os cuidados devem ser redobrados por conta da pandemia do novo coronavírus.
“É preocupante ver que as pessoas não estão levando a sério a quarentena. O carro é uma ótima opção, mas ele não é 100% seguro e requer alguns cuidados”, afirma. Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre aos cuidados que devem ser tomados em relação ao carro durante o isolamento.
Quanto tempo posso deixar o carro parado?
Deixar o carro parado por mais de uma semana pode causar danos aos sistemas do veículo e comprometer algumas peças, como pneus, freios, motor, tanque de combustível e bateria, entre outros.
“Para evitar problemas, é recomendado utilizar o carro uma vez por semana por cerca de 10 ou 20 minutos. Tentar conciliar o uso com a ida no mercado é uma boa forma de não deixar o automóvel inativo por muitos dias seguidos”, explica a diretora.
Leia mais:
+Coronavírus: cuidados com o carro parado na quarentena
+Coronavírus: Como limpar corretamente o seu carro
Higienizar apenas o volante e maçaneta já é o suficiente?
Apesar de serem itens que mais colocamos as mãos, o volante e a maçaneta não são os únicos que precisam ser limpos. Bianca Amaral explica que é necessário higienizar todo o automóvel, como o cinto de segurança, painel, câmbio, estofado, laterais da porta e chaves. Só assim os ocupantes do veículo estarão mais protegidos da contaminação pelo vírus.
É melhor ligar o ar-condicionado ou abrir a janela?
No geral, a recomendação é manter as janelas abertas sempre que possível, principalmente se houver mais de uma pessoa no carro.
É importante lembrar que a higienização do ar condicionado deve ser feita a cada seis meses por um profissional independentemente do coronavírus. Isso evita a proliferação de bactérias e fungos que podem desencadear problemas respiratórios.
Qual o melhor produto para higienizar o carro?
Água e sabão neutro ou álcool isopropílico são as melhores opções para a limpeza do automóvel. “Água oxigenada, álcool em gel e outros produtos fortes de limpeza são eficazes contra o vírus, mas também podem danificar o carro com o uso recorrente”, diz Bianca.
Para os principais itens e objetos do interior do veículo, tanto o álcool isopropílico, quanto um pano com água e sabão podem ser aplicados. Já nas centrais multimídias, o recomendado é utilizar apenas a primeira opção, que é específica para limpar eletrônicos por conter pouca água na sua composição. “Na dúvida, vale também consultar a recomendação do fabricante no manual do automóvel”, completa a executiva.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro